O deputado Geraldo Pereira (PT) cobrou da Mesa Diretora da Aleac a apreciação da indicação de nº 48/2013, de sua autoria, que sugere a construção de dois Centros de Cultura Nordestina, uma na cidade de Rio Branco e outro em Cruzeiro do Sul.
O parlamentar defende a construção desses centros tendo em vista a formação do povo acreano, que em sua maioria são descendentes de nordestinos. Para ele, seria um reconhecimento de homens e mulheres que resolveram construir na Amazônia um novo mundo para se viver e constituir suas famílias.
“Considero fundamental que se construa os dois centros culturais ressaltando a cultura nordestina como forma de preservar as raízes de muitos ascendentes dos acreanos. Boa parte dos acreanos são filhos ou netos de nordestino, e precisamos preservar as raízes”, defendeu.
Pereira relembrou que os nordestinos foram decisivos na Revolução Acreana, que tornou essa região um Estado brasileiro. “Encontra-se no acreano as mesmas características singulares da população nordestina no tocante ao respeito e a consideração recíproca. Temos uma dívida com esse povo”, afirmou.
O parlamentar cobrou ainda a apreciação de outra Indicação, também apresentada por ele no ano passado, que propõe a construção de viadutos na cidade de Rio Branco. Segundo o parlamentar, o objetivo da obra seria desafogar o trânsito da capital acreana facilitando assim o dia-a-dia dos condutores.
“Ao longo desses 16 anos, Rio Branco se desenvolveu de tal forma que está quase impossível trafegar pelas ruas da capital acreana. A meu ver, é mais que necessário a construção de viadutos em nossa cidade”, ressaltou.
Segundo o petista, as regiões que apresentam o alto grau de congestionamento deveriam ser agraciadas com a construção dos viadutos. “Precisamos urgentemente de um viaduto ali na região da corrente para facilitar e desafogar o trânsito. Outra localidade que precisa de uma atenção especial é a Rua Dias Martins em direção à faculdade Uninorte. O trânsito naquela região está piorando a cada dia. Gostaria muito que o governador Tião Viana atendesse meu pedido”, finalizou.