X

Juiz suspende divulgação de nova pesquisa do Vox Populi

Juiz eleitoral Jair Araújo Facundes foi o autor da ação

O juiz eleitoral auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Jair Araújo Facundes, na manhã desta segunda-feira, 18, deferiu liminar suspendendo a divulgação da nova pesquisa com intenção de votos na disputa para o Governo do Acre, realizada pelo Instituto Vox Populi.

“Visando resguardar a regularidade do pleito, defiro medida liminar requerida para determinar aos representantes que se abstenham de divulgar a pesquisa registrada sob número AC-00033/2014”, determinou o juiz.

O pedido de suspensão da pesquisa foi solicitado pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Os advogados do partido alegam que a pesquisa apresenta diversas irregularidades.

Ao analisar o mérito da questão, o juiz entendeu que alguns pontos da pesquisa apresentam algumas dúvidas, o que afeta, consequentemente a boa-fé da pesquisa. “Quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado, de fato, não foi possível identificar claramente a presença de ponderação a respeito”, frisou o juiz.

O magistrado também acatou a questão da expansão de entrevistados em Cruzeiro do Sul. “Quanto à possível distorção quanto à expansão de entrevistas em Cruzeiro do Sul, também, o pedido de registro da pesquisa não foi claro quanto ao papel e influência no resultado da pesquisa”.

Em relação à alegação de que a Vox Populi teria ligação com o governo do candidato a reeleição Tião Viana (PT), o juiz auxiliar não considerou que a relação contratual entre as partes citadas acima, pudesse macular o resultado.

Questionado quanto à lisura da pesquisa realizada pela Vox Populi, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Ermício Sena afirmou que acredita na idoneidade da empresa e da pesquisa.

“Os pontos levantados pelo juiz serão sanados e os números das pesquisas serão divulgados, afinal, estamos lidando com uma empresa que tem respaldo, uma empresa idônea. As contestações do PSDB já foram encaminhadas ao Vox Populi, que deverá se pronunciar para sanar as irregularidades contestadas pelo partido da oposição”, disse.  (Foto: Divulgação)

Categories: Flash POLÍTICA
A Gazeta do Acre: