Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa da Delta indica ‘vitória’ de Tião Viana ao governo no 1º turno, com 42%

Tião Viana aparece com 46% das intenções de votos no Ibope e 42% na Delta; Marcio Bittar tem 20% na Delta e 19% no Ibope; e Bocalom tem 18% no Ibope e 17% na Delta
Tião Viana aparece com 46% das intenções de votos no Ibope e 42% na Delta; Marcio Bittar tem 20% na Delta e 19% no Ibope; e Bocalom tem 18% no Ibope e 17% na Delta

A pesquisa da Delta Agência de Pesquisas, divulgada ontem pela TV GAZETA (Rádio e Televisão Norte Ltda), revelou mais uma vez que o governador Tião Viana (PT), candidato à reeleição pela Frente Popular, segue na dianteira na disputa ao Governo do Acre. O levantamento mostra que Tião Viana ganharia as eleições no 1º turno. Ele soma 5% a mais nas intenções de votos dos que seus adversários.

Vale destacar que a margem de erro da pesquisa é de 2% e o nível de confiança é de 95%.

Na pesquisa de intenção de voto estimulada da Delta, Tião Viana aparece com um percentual de 41,84%. O segundo colocado é o deputado federal Marcio Bittar (PSDB/AC), que ficou com 19,64%; seguido de Tião Bocalom (DEM), que aparece com 17,04%. O candidato Antônio Rocha (Psol) ficou com menos de 1% (0,48%). Os quatro somam 79% das intenções de voto. Dos 21% restantes, 5,08% dos entrevistados disseram que pretendem votar em branco/nulo e 15,92% disseram que não escolheram ainda ou preferiram não responder à Delta.

A pesquisa estimulada é quando são oferecidas aos entrevistados, na pergunta, as opções de candidatos para ele escolher. No caso da Delta, a pergunta para a intenção de votos estimulada foi: ‘E se os candidatos fossem estes, em quem você votaria?’, sendo que as alternativas seriam Tião Viana, Marcio Bittar, Bocalom, Antônio Rocha, Branco/nulo  e  não sabe/não respondeu.

Levando em conta a margem de erro da pesquisa, Marcio e Bocalom estariam em um empate técnico. Os dois, juntos com Antonio Rocha, somariam 37,16% das intenções de voto. Em outras palavras, não seria o suficiente para desbancar a reeleição de Tião Viana. Mesmo com a margem de erro, o atual governador só poderia cair até 40%, enquanto os três competidores só poderiam chegar a 39% das intenções de votos. Portanto, Tião teria mais da metade dos votos válidos.

A Delta também detalhou em quais regiões do Estado os candidatos estão se saindo melhor. O líder das intenções de voto, Tião Viana, tem 44% no interior e 39% em Rio Branco. Marcio Bittar ficou com 20% na Capital e 19% nos municípios do interior. Já Bocalom somou 19% em Rio Branco e 15% no interior. Antônio Rocha só obteve números na Capital, menos de 1%.

O único fator que poderia mudar a pesquisa até outubro são os votos indecisos.

Caso a disputa fosse para o segundo turno com Tião Viana e Marcio Bittar, o petista ficaria com 47,7% das intenções de voto, contra 31,1% do tucano. Já numa eventual concorrência em 2º turno com Tião Bocalom, Tião Viana ficaria com 48,4%, contra 30% de Bocalom. Já em um páreo entre Bittar e Bocalom, o tucano lideraria a disputa com 38,1%, contra 27% do democrata.

A Delta também avaliou a aprovação de Tião Viana como governador. A pergunta era ‘Qual a sua avaliação da administração do governador Tião Viana?’. Dos entrevistados, 38,64% responderam que a gestão de Viana era ‘regular’; 34,96% responderam que a administração é ‘boa’; 11,72% acham ‘ótima’; 6,84% opinaram que é ‘péssima’; e 6% escolheram é ‘ruim’. Outros 1,84% disseram que não sabiam ou não quiseram responder a pergunta.

A pesquisa foi realizada ouvindo 2.500 acreanos espalhados em 13 cidades do Estado. O número de entrevistados é estipulado pela Delta com base no número de eleitores de cada localidade. O período para a coleta de dados do estudo foi de 30 de julho até 5 de agosto deste ano (2014). A pesquisa foi registrada no Tribunal Regio-nal Eleitoral (TRE) sob o número AC-00029/2014.


Empate entre Perpétua e Gladson

Perpétua aparece com 38,16% das intenções de voto
Perpétua aparece com 38,16% das intenções de voto

No pleito para o Senado, a pesquisa da Delta apontou um empate entre a candidata da Frente Popular, Perpétua Almeida (PCdoB), e da Aliança Por Um Acre Melhor, Gladson Cameli (PP). Na pesquisa estimulada para senador (que só terá uma vaga), Perpétua tem 38,16% das intenções de votos. Já Glad-son Cameli (apoiado pelo bloco de Marcio Bittar) tem 37,68%. A diferença entre os dois é de menos de 1%. Ou seja, com a margem de erros, eles ficam empatados.

O pré-candidato ao Senado pela coligação de Tião Bocalom, o advogado Roberto Duarte Júnior (PMN), ficou em terceiro lugar, com 2,92% das intenções de voto. O professor Fortunato Martins, do Psol e apoiado por Antônio Rocha, vem em seguida com 1,76%. Os entrevistados que não sabem ainda em quem vão eleger para o Senado ou preferiram não responder a pesquisa somam 14,72%. Outros 4,76% responderam que devem votar branco ou nulo.

Ou seja, os votos indecisos também podem fazer toda a diferença, principalmente para acabar com este empate entre os dois principais concorrentes.

Por regiões do Estado, as diferenças entre Gladson e Perpétua são bem nítidas. Em Rio Branco, Perpétua Almeida detém 41% das intenções de votos, contra 30% de Gladson. Já em Cruzeiro do Sul, Cameli tem uma vantagem considerável, com 74% sobre apenas 17% de Perpétua. No interior, o progressista tem uma ligeira vantagem, com 44%, frente aos 36% de Perpétua.

O advogado Roberto Duarte Júnior (PMN) aparece com 4% das intenções de voto na Capital, 2% no interior e com 1% em Cruzeiro do Sul. O professor Fortunato Martins tem 2% em Rio Branco, 1% pelos municípios do interior e menos de 1% em Cruzeiro do Sul.

Vale lembrar que nas eleições para o Senado não há segundo turno.

Primeira pesquisa do Ibope confirma a reeleição de Tião Viana sem 2º turno
A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, divulgada na noite de ontem no Jornal do Acre, na TV Acre, confirmou o favoritismo de Tião Viana. O candidato da Frente Popular aparece com 46% das intenções de votos.  O segundo colocado na disputa seria Marcio Bittar (PSDB), com 19%, seguido de Tião Bocalom (DEM), com 18%. Antônio Rocha aparece com um percentual de 2% no levantamento.

Os votos brancos e/ou nulos somam 6% na pesquisa Ibope e os entrevistados que não soubiam ainda ou preferiram não opinar somaram 9%. Isso quer dizer que Tião Viana também ganharia a disputa em primeiro turno nos votos válidos, já que tem 46% das intenções de voto, enquanto os três demais concorrentes somam 39%. Mesmo levando em conta a margem de erro, que no Ibope é de 3%, Tião só poderia cair para 43%, enquanto os demais somariam 42%. Isto é, seria mantida a vitória no primeiro turno, mesmo levando em conta a margem de erro.

O Ibope também avaliou a aprovação de Tião Viana como governador. Mais da metade dos entrevistados (52%) responderam que a administração do petista é ‘ótima / boa’; 29% disseram que a administração é ‘regular’; e 14% acham ‘ruim ou péssima’. Outros 4% alegaram que não sabiam responder ou não quiseram responder a pergunta.

No quesito de rejeição ao governo, o Ibope constatou que 28% dos entrevistados mostraram que pretendem não votar em Tião Bocalom (DEM). O segundo candidato mais rejeitado nas intenções de votos do Ibope foi Tião Viana (PT), com 24%. Antônio Rocha (Psol) aparece em terceiro, com 22%; e Marcio Bittar (PSDB) figura em quarto, com 14%. Para fechar os percentuais, 5% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos (ou seja, não têm rejeição) e 18% preferiram não opinar, ou disseram que não sabiam.

A pesquisa do Ibope foi realizada ouvindo 812 pessoas que moram no Acre. O período para a coleta de dados foi de 8 a 10 de agosto deste ano (2014). A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AC-00032/2014. Ela também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança da pesquisa é de 95%.


Dilma é a preferida dos acreanos – Delta

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, está na dianteira no Acre na disputa à Presidência da República. Na intenção de voto estimulada, a Delta revelou que se a eleição para presidente fosse hoje, Dilma teria 38,16% da preferência entre o eleitorado local.

Aécio Neves, pré-candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que recentemente esteve visitando o Acre, seria o segundo presidenciável preferido das intenções de votos dos acreanos, com 20,24%. Eduardo Campos (PSB), mesmo com uma acreana de vice, Marina Silva, não conseguiu emplacar seu nome aqui. Ele aparece com 10,16% das intenções de votos por aqui. O pastor Everaldo (PSC) vem na sequência com 3,76%. Os demais candidatos (Zé Maria/PSTU, Luciana Genro/Psol, Eymael/PSDC, Levy Fedélix/PRTB, Mauro Iasi/PCB, Eduardo Jorge/PV, e Rui Costa Pimentel/PCO) não somam, cada um deles, 1%. Juntos, eles somam 2,28% das intenções de votos dos acreanos.

Votos brancos ou nulos somam 4,48% e 20,92% dos acreanos ainda não sabem em quem votar ou preferiram não responder à pesquisa da Delta.

Sobre a aprovação como presidenta, a maioria dos entrevistados relatou à Delta que Dilma faz um governo ‘regular’ (41,13% deles responderam assim). Outros 19,95% responderam que acham a gestão de Dilma ‘péssima’; 18,69% disseram que a administração dela é ‘boa’; 13,65% acham que é ‘ruim’; e 5,47% disseram que é ótima. Por fim, outros 2,08% dos entrevistados não souberam em quem pretendem votar ou preferiram não responder à Delta.

Pesquisa governo estimulada – IBOPE
Tião Viana (PT)    46%
Marcio Bittar (PSDB)     19%
Tião Bocalom (DEM)     18%
Antônio Rocha (Psol)      2%
Brancos ou nulos      6%
Não sei ou não responderam      9%

Pesquisa Senado estimulada – DELTA
Perpétua Almeida (PCdoB/AC)     38%
Gladson Cameli (PP/AC)     38%
Roberto Duarte Junior (PMN)     3%
Fortunato Martins (Psol)     2%
Brancos ou nulos     5%
Não sei ou não responderam     14%

Pesquisa Presidência estimulada – DELTA
Dilma Rousseff (PT)     38%
Aécio Neves (PSDB/MG)     20%
Eduardo Campos (PSB)     10%
Pastor Everaldo Pereira (PSC)     4%
Outros     2%
Brancos ou nulos     5%
Não sei ou não responderam     21%

Sair da versão mobile