Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa do Ibope também indica empate técnico entre Perpétua Almeida e Gladson Cameli

Pesquisa aponta Gladson com 39% das intenções de votos, Perpétua com 36%, e Roberto com 4%
Pesquisa aponta Gladson com 39% das intenções de votos, Perpétua com 36%, e Roberto com 4%

O Instituto Ibope divulgou ontem, 13, nos telejornais da TV Acre, o resultado da sua pesquisa eleitoral para a vaga única de senador do Acre. A pesquisa reafirma que os candidatos da Aliança Por Um Acre Melhor, Gladson Cameli (PP), e da Frente Popular Acreana, Perpétua Almeida (PC do B), estão tecnicamente empatados.

Gladson, na verdade, tem uma ligeira vantagem na pesquisa estimulada (ou seja, quando é feita a pergunta e depois são dadas as opções de nomes para o entrevistado). Ele aparece com 39% das intenções de votos no Ibope, enquanto Perpétua foi lembrada por 36% das pessoas. Como a margem de erro é de 3% – para mais ou para menos – significa que eles estariam empatados.

Mais distantes dos dois ficaram o candidato Roberto Duarte (PMN, apoiado por Tião Bocalom, do DEM), com 4% das intenções de votos; e o professor Fortunato Martins (Psol, apoiado por Antônio Rocha, do Psol), com 2%. Dos percentuais restantes, 2% foram destinados aos votos brancos/nulos e 14% foram de quem não soube ou preferiu não responder ao instituto.

A pesquisa do Ibope foi realizada ouvindo 812 pessoas no Acre. O período para a coleta de dados foi de 8 a 10 de agosto de 2014. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AC-00032/2014. E também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança da pesquisa é de 95% (ou seja, levando em conta a margem de erro de 3%, significa que a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%).

Sair da versão mobile