Após a divulgação de que os alunos que atingirem as melhores médias do ano participarão de um intercâmbio internacional, a equipe de gestão e os professores da escola José Rodrigues Leite foram surpreendidos pelo aumento da média de todos os alunos. Para a viagem ao Peru serão selecionados os 40 alunos no final do ano.
Em setembro de 2013, na primeira edição do intercâmbio, os alunos foram recebidos com honras pelos peruanos. A professora Carmem Almeida ressalta que a menor média registrada neste último semestre foi 9.
“Isso é fantástico! A viagem foi um grande incentivo para os alunos. Os que atingiram as melhores médias estão radiantes, já aqueles que se esforçaram, mas ainda sim, não conseguiram estar entre os selecionados, estão tristes pela viagem, mas felizes pelo avanço da nota em todas as disciplinas”, explica.
O Intercâmbio se apresentou com o objetivo de trocar conhecimentos científicos, políticos, culturais e linguísticos entre os dois países. Idealizado em 2011, o projeto ainda se propôs a estudar a cultura peruana, com o propósito de apresentar tudo o que foi aprendido em uma feira de ciência que será realizada pela Escola José Rodrigues em novembro.
Visita da comitiva peruana ao Acre
Em setembro do ano passado, um grupo de 32 alunos da escola José Rodrigues Leite realizou um intercâmbio no Peru. Para retribuir a visita dos brasileiros, no próximo dia 25, chega a Rio Branco um grupo de 74 peruanos para trocar experiências culturais e socioeconômicas. Com a responsabilidade de recepcionar os visitantes, a equipe da escola corre contra o tempo para surpreender os visitantes.
De acordo com o coordenador da escola JRL, Weider Monteiro, o objetivo da escola é garantir que os visitantes se sintam bem ao visitar a capital acreana. “Quando estivemos lá, fomos muito bem recebidos. E agora temos a responsabilidade de recebe-los. Já conseguimos a hospedagem e alimentação. Estamos buscando parceiros para conseguir ônibus para deslocamento deles e outras coisas”, explicou.
A programação que envolve uma visita a Cidade do Povo, ao Sítio Histórico Quixadá, Memorial dos Autonomistas, Palácio do Governo e o Tribunal de Justiça do Acre recepcionar os visitantes com uma exposição da Revolução Acreana do artista plástico Jorge Rivasplata de La Cruz. A visita terá, a priori, a duração de quatro dias.
O cônsul do Peru no Acre, Sandro Baldarrago, acompanha o planejamento da programação e da logística da visita.