Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana estadual de informação e conscientização sobre o TDAH ocorre em Rio Branco

 O Grupo de Apoio a familiares, amigos e portadores de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) do Acre – GATAC promove a Semana Estadual de Informação e Conscientização sobre o tema, entre os dias 04 a 08 de agosto. O grupo visa divulgar e nivelar o conhecimento sobre os transtornos, além de reivindicar a inclusão dos pacientes nas políticas públicas de educação e saúde.

O grupo nasceu das dificuldades que as mães vinham encontrando na busca por diagnóstico, tratamento e atendimento educacional específico para ajudar seus filhos a terem as mesmas condições de desenvolvimento que todas as crianças têm direito.

Segundo Elisama Maria de Lima, uma das 47 pessoas que compõe o grupo, a maior dificuldade é a falta de profissionais na área da saúde para o diagnóstico do TDAH, além da falta de capacitação aos professores da rede pública de ensino sobre como lidar os alunos que possuem algum tipo de transtorno.

“Pela primeira vez, estamos realizando a Semana de Conscientização sobre o TDAH, porque acreditamos que dando visibilidade as nossas dificuldades é possível que alguns problemas sejam resolvidos”, explicou Elisama.

Estão programadas discussões sobre o tema, iniciando na segunda-feira, 4,com Reunião com Reitores das Instituições de Ensino Superior e outros atores da Educação/Saúde/Direitos Humanos/MP.

Na terça-feira, 5, a partir das 15h, está prevista uma reunião com a secretária estadual de saúde, Suely Melo. Uma seção solene será realizada pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa, a partir das 10h da quinta-feira, 7.

A programação será encerrada com o 2° Seminário de Informação e Conscientização sobre TDAH, com o psicopedagogo, Clóvis Neves, no instituto São José. O evento tem apoio institucional do Instituto Federal do Acre – IFAC, da Central de Articulação das Entidades de Saúde – CRAS e está incluso nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do Brasil – ODM Brasil.

 

Sair da versão mobile