X

Tempo seco em Rio Branco causa doenças e síndromes respiratórias

 O clima seco e as altas temperaturas registradas nos últimos dias em Rio Branco contribuem para o aparecimento de doenças típicas desta época do ano. O sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias, que aproveitam o tempo seco, os locais fechados e as aglomerações para se espalharem. Quem mais padece nesse período são idosos e crianças.

As doenças típicas deste período são resfriado, gripe, rinite sinusite, faringite ou amigdalite aguda (inflamação de garganta), bronquite, pneumonia e asma.

Alguns cuidados são válidos para evitar adoecer, como por exemplo, lavar as mãos constantemente e beber bastante água. No caso dos idosos, manter a caderneta de vacinação em dia é imprescindível.

Sobre a umidade do ar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando a umidade atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Confira dez dicas para prevenir doenças no verão

•Lavar bem frutas, verduras e legumes antes de ingeri-los;

•Armazenar em temperatura adequada queijos, maioneses, leite e outros produtos que contenham leite na fórmula;

•Evitar deixar alimentos perecíveis por muito tempo em temperatura ambiente;

•Procure usar gelo e tomar água de procedência reconhecida;

•Use protetor solar para o corpo e para a boca;

•Evite permanecer com roupas molhadas ou úmidas por longos períodos;

•Seque bem o corpo após tomar banho, principalmente o espaço entre os dedos e os ouvidos;

•Não acumule água de chuva em vasos, pneus e garrafas vazias, entre outros recipientes. Lembre-se de que o mosquito da dengue se reproduz em água parada;

•Tome bastante água, no mínimo dois litros diários;

•Use calçados e loções repelentes para caminhar ou permanecer em áreas com insetos que possam transmitir doenças.

Previsão do tempo para os próximos dias

O calor continua no final de semana, não só durante o dia, mas também à noite em todo o Acre, devido a uma intensa onda de calor. As temperaturas máximas vão oscilar entre 34 e 37ºC, até a próxima terça-feira, dia 26, em todo o estado, aponta o pesquisador meteorológico Davi Friale.

Devido aos inúmeros focos de calor nos arredores do Estado, Friale alerta para a população esperar que mais fumaça invada a capital acreana e deixe o ar bastante poluído durante o fim de semana. Para agravar a situação, não há condições meteorológicas para ocorrência de chuvas significativas até segunda-feira, dia 25, nem no Acre, nem nas regiões próximas.

 

A Gazeta do Acre: