Uma solenidade na manhã de sexta-feira, no campus universitário da Ufac, marcou a abertura da I Jornada Interdisciplinar de Nutrição e Saúde, com a presença, entre outras autoridades, do reitor Minoru Kinpara e do pró-reitor de Extensão, Enock Pessoa. O evento, promovido pelo curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre foi realizado com palestras e atividades diversas sob a coordenação da professora Bruna da Costa Viana, com objetivo de apre-sentar conteúdos de temáticas relevantes e atuais em nutrição, através da interdisciplinaridade de conhecimentos.
O voto jovem I
Nas eleições de 5 de outubro, mais de 140 milhões de brasileiros estarão aptos a votar. Nesse universo, um terço dos eleitores – pouco mais de 45 milhões de pessoas – é formado por jovens entre 16 e 33 anos. Essa turma, por ser mais informada do que seus pais e levar dinheiro para dentro de casa, contribuindo para o aumento da renda, forma opinião, influencia no voto da família e pode até decidir a eleição.
O voto Jovem II
Metade deles se encontra entre os eleitores indecisos ou que pretendem anular o voto. O discurso, porém, carrega um viés de oposição. Como na maioria da população brasileira, o desejo de mudança está impregnado em 63% deles, que acreditam que o Brasil não está no rumo certo. Apesar disso, 72% desses brasileiros que têm entre 16 e 33 anos consideram ter melhorado de vida. Mas a juventude indica querer mais. Eles querem serviços públicos de mais qualidade, maior conectividade, acessos livres a banda larga e a tecnologia de ponta. E não abrem mão da manutenção do poder de compra.
A hora da verdade I
A onda pró-Marina Silva que sacode os comandos das campanhas do PT e do PSDB terá o seu impacto avaliado neste final de semana – agora diante de maior interesse do eleitor em pesquisas do gênero, menor comoção diante da morte de Eduardo Campos e a candidata do PSB sob questionamentos naturais da mídia e ataques dos adversários.
A hora da verdade II
As eleições estão longe de serem definidas só metade do eleitorado definiu seu candidato, e a diferença do voto certo entre Marina e Aécio é de menos que 4%. Com o voto racional tendendo cada vez mais a prevalecer sobre o voto de comoção e de protesto, o eleitor focará os programas eleitorais e os debates. O currículo e as propostas são elementos de decisão.
O voto nas escolas
Escolas públicas de Rio Branco vão convidar os candidatos ao Palácio Rio Branco para falarem com alunos do ensino médio sobre as suas propostas para administrarem o Estado.
O Acre é mesmo diferente!
Não dá pra entender. A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, segundo as pesquisas, venceria hoje o segundo turno das eleições. Mas, no Acre, suas votações nem sempre impressionam. Em 2010, ela ficou em terceiro lugar na votação dos acreanos, perdendo para José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Mesmo com toda a comoção provocada pela morte de Eduardo Campos, Marina continua com baixa aceitação entre os acreanos.
Novo partido
O Tribunal Superior Eleitoral abriu no dia 19 de agosto a contagem de prazo para o Ministério Público se manifestar sobre a relatoria do processo de criação da Rede Sustentabilidade, o partido de Marina Silva. O caso estava parado desde outubro, quando o registro foi rejeitado, e só andou depois que Marina se tornou candidata a presidente.
Processo parado
A relatora do processo, ministra Laurita Vaz, deixou o TSE e, com isso, torna-se necessário indicar um substituto. Foi de Laurita a decisão de que bastariam mais 50 mil assinaturas para o partido ser criado. Agora, se o novo relator quiser e o Ministério Público Eleitoral quiser, Marina terá de começar do zero a coleta de rubricas.
Sem influência política
Faltando cerca de um mês para as eleições, é baixa ou quase nula a influência dos candidatos à Presidência da República nas disputas pelos governos estaduais. Especialistas em marketing político percebem isso acentuadamente nas alianças que envolvem o PT. Enquanto Dilma Rousseff luta para se manter no Planalto, Lula aparece em impressos e vídeos exaustivamente nos estados, falando das conquistas das reformas inicia-das por ele há 12 anos.
Rock in Rio na Times Square
Roberto e Roberta Medina programaram para o dia 26 de setembro, às 15h, na Times Square, em Nova York, o pré-lançamento do Rock in Rio Las Vegas, que acontece em maio de 2015 na cidade americana.