O Acre ganha destaque na maior feira de turismo das Américas, a 42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, onde os destinos e produtos de todos os estados brasileiros e de mais de 60 países são apresentados às operadoras e agências de viagens. O Estado é apontado como único destino nacional no catálogo oficial com 15 páginas e fechando com anúncio das operadoras receptivas do Acre, entre elas EME Amazônia com um dos seus produtos principal, o balonismo.
Com o slogan “Tá na hora de conhecer o Acre” o Estado retoma com força total a promoção do seu destino. Além do stand institucional para a promoção e a divulgação do turismo regional, a Secretaria de Estado do Turismo inova com o artesanato e o espaço vivencial com arvorismo, uma área que ocupa quase 200 metros e que atrai grande número de visitantes.
A ABAV acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, de 24 a 28 de setembro, em São Paulo e tem a participação de agências de viagens, operadoras de turismo, redes hoteleiras, empresas de aéreas, imprensa especializada, seguradoras, fornecedores de tecnologia, entre outros expositores e convidados com poder de decisão do setor que movimentará mais de R$ 60 bilhões em 2014 no país.
Para Rachel Moreira, secretária de Estado do Turismo, a participação do Acre é importante para promover o turismo junto aos principais destinos emissores. A ideia de separar o stand institucional, do artesanato e do arvorismo proporciona um desenvolvimento mais focado tanto para a comercialização como para promoção. “O Estado está retomando uma experiência, onde operadores, agências de viagens, companhias aéreas e hotelaria estreitam os contatos e fomenta o destino Acre. O objetivo do Estado é apoiar o trade turístico na comercialização do destino e fortalecer os negócios no setor”, diz a secretária.
O advogado e proprietário da EME Amazônia, Cassiano Marques de Oliveira, diz que ver novamente o Acre participando do maior evento de turismo das Américas é animador: “parabéns a Setul pela retomada dos investimentos na promoção dos destinos do nosso Estado. Somos gratos também ao Sebrae também pela parceria”. A iniciativa do Acre para a ABAV passa, segundo o empresário, pela percepção da busca pelo mercado emissivo, aumenta a visibilidade,valoriza o trade turístico e promove um destino que oferece produtos únicos e exclusivos como o balonismo na Amazônia, circuitos de aventura e o etnoturismo vivencial com os festivais indígenas.
O principal evento de turismo do Hemisfério Sul teve abertura oficial no dia 23, no Teatro Renault, região central da capital paulista, com a presença de autoridades que representam o setor em seus mais variados segmentos, além da participação de Vinicius Lages, Ministro do Turismo.
A estimativa da organização é de que cerca de mil reuniões sejam viabilizadas ao longo desses três dias, quando pelo menos 450 compradores, com potencial e poder de decisão, deverão ter passado pelo Lounge de Negócios.
Do Acre, além das operadoras receptivas EME Amazônia, Maanaim Turismo e Discovery Viagens, participam da feira as agencias de viagens Rizzo Viagens e Kampa Turismo e o Amazônia Palace Hotel.
A 42ª ABAV Expo tem confirmada a presença de 3,5 mil marcas expositoras, delegações de 65 países e espera público de 40 mil visitantes profissionais. (Texto e foto: Assessoria)