Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre e Peru realizam reunião para promoção integrada

Comitiva da Eme Amazônia participaram do encontro
Comitiva da Eme Amazônia participaram do encontro

A Comissão de Promoção do Peru para Exportação e Turismo (PromPeru), órgão do Ministério de Comércio Exterior e Turismo, reuniu-se ontem com a equipe da Secretaria de Turismo do Estado do Acre (Setul) e com representantes das empresas operadoras EME Amazônia, Maanaim Turismo e Discovery Viagens para alinharem ações de promoção integrada da Rota Turística Pantanal Amazônia Andes Pacífico.

Durante o encontro houve a avaliação da limitação de ingresso de veículos brasileiros no Peru – atualmente somente é permitido veículo conduzido pelo proprietário, enquanto para o ingresso no Brasil o acesso é livre – e da necessidade de apoiar iniciativas para implantação de voo internacional entre Cusco e Rio Branco ou Lima e Rio Branco, com ações proativas de promoção e superação de barreiras burocráticas.

A boa novidade é que o Congresso peruano aprovou dia 11 de setembro, à unanimidade, o acordo bilateral que regulamenta o fluxo de veículos estrangeiros para fins turísticos de uso particular e espera-se que o Brasil faça a sua parte com o envio pela Casa Civil da presidência da República do projeto de lei para homologação do acordo pelo Congresso brasileiro o mais breve possível.

A coordenadora de mercado latino-americano da PromPeru, Liz Chuecas, informou que a empresa boliviana Amazonas está ultimando o processo de licenciamento para o voo La Paz – Cusco, com 3 frequências semanais, com previsão do inicio das operações para o mês de novembro desse ano. Tal informação foi comemorada pelo chefe de divisão de promoção e marketing turístico da SETUL, Jaqueson Queiroga, que complementou o interesse da Amazonas em prolongar esse voo de Cusco a Rio Branco, fazendo a rota La Paz – Cusco – Rio Branco. Diante dessa boa notícia, a PROMPERU convidou a SETUL para realizarem ação promocional em La Paz junto as operadoras de turismo e agencias de viagem daquele país, ainda no mês de outubro.

A realização de FAM Tours para operadores e agências do Acre, Rondônia e Mato Grosso para conhecerem as regiões de Madre de Dios, Cusco, Puno e Arequipa, no Peru, foi agendada para primeira semana de março de 2015, e, em contrapartida o Acre receberá operadores emissivos do Peru, na primeira quinzena de fevereiro.

O objetivo da PromPeru é divulgar os destinos turísticos do Peru, seus principais atrativos e diferenciais tais como a riqueza cultural, povo hospitaleiro e gastronomia extraordinária, que são encontrados em Lima, única capital da América do Sul que tem acesso ao Oceano Pacífico e é considerada o melhor destino gastronômico do mundo, além de fortalecer o relacionamento com profissionais do mercado de turismo. O Acre é destino, partida e escala da Rota Turística Internacional Pantanal Amazônia Andes Pacífico e registrou em 2013 mais de 62 mil procedimentos migratórios de entrada e saída pelo posto migratório da Polícia Federal de Assis Brasil.

O Brasil é o sexto país do mundo que mais envia turistas ao Peru, ficando atrás de Chile, Estados Unidos, Equador, Venezuela e Argentina. Em 2013, houve um aumento de 14% no número de turistas brasileiros que viajaram para aquele país, em relação ao ano anterior. As cidades mais visitadas por eles são Lima e Cusco. Já o Peru é um dos países prioritários do Brasil para ações promocionais pela Embratur, sendo um dos 15 países que mais enviam turistas ao Brasil.

Para chefe do departamento de turismo e artesanato da SETUL, Adalgisa Bandeira, o Governo do Acre apoia as ações promocionais e as demandas das operadoras acreanas por reconhecer que o turismo é realizado pela iniciativa privada. “As decisões de realizar essas ações são estratégicas e conta com nosso apoio para fortalecer o fluxo de turismo bilateral”, declarou. (Assessoria)

Sair da versão mobile