Começou nesta segunda-feira, 1º, a segunda fase da imunização contra o Papilomavírus humano (HPV) no Brasil. Dessa vez, meninas entre 11 e 13 anos devem ser vacinadas. No Acre, há cerca de 24 mil adolescentes nessa faixa, e a meta é de que pelo menos 85% desse total seja alcançado.
A primeira dose da vacina foi em março deste ano, a um público específico: meninas de 9 a 11 anos. “Atingimos a meta do Ministério da Saúde na primeira fase, com uma cobertura de 87% do total de adolescentes da faixa específica”, afirma a secretária de Saúde do Acre, Suely Melo.
Vale ressaltar que a campanha de prevenção ao vírus abrange três doses para imunizar adolescentes até os 13 anos. Em 2015, a terceira dose deve ser destinada às referentes faixas etárias, isto é, dos 9 aos 13 anos.
“A vacina contra o HPV é uma das maiores conquistas da saúde pública do Brasil, que já está em primeiro lugar entre os países no que diz respeito à imunização. Sabendo do impacto financeiro e social consequentes desse vírus, o Ministério da Saúde oferece essas três doses, e assim temos a prevenção de forma gratuita, o que é de grande importância, por evitarmos que nossos adolescentes tenham problemas mais graves no futuro”, acrescentou Suely.
O que é o HPV
Nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de 100 tipos diferentes, pode provocar a formação de verrugas na pele e nas regiões oral, anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis.
Transmissão
Dá-se predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmissão vertical (mãe/feto), de autoinoculação e de inoculação por meio de objetos que alberguem o HPV. (Texto e foto: Assessoria Governo)