O deputado Denílson Segóvia (PEN) em pronunciamento na Assembléia Legislativa (Aleac) denunciou a ocorrência de mortes entre indígenas de Santa Rosa do Purus.
Segundo o parlamentar, o rotavírus voltou a acometer índios da tribo Kaxinawá ocasionando até o momento seis mortes. “Cinco crianças encontram-se internadas no hospital daquele município com sintomas da doença. Isso é muito grave e precisa de uma intervenção em caráter de urgência”, disse.
O parlamentar solicitou que a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) enviasse uma equipe médica para atender a comunidade indígena de Santa Rosa do Purus.
“Um grupo de índios da tribo Kaxinawá protocolou um ofício na Sesacre para emitir um pedido de socorro às autoridades acreanas. Peço que a Secretaria de Saúde envie o mais rápido possível uma equipe médica àquela aldeia para atender as crianças locais. Segundo um integrante da tribo, seis crianças faleceram”, disse.
Segóvia relembrou que em 2011 ocorreu um surto de rotavírus e vitimou mais de doze crianças em aldeias no município de Santa Rosa do Purus.
“Minha preocupação é que aconteça o mesmo que ocorreu em 2011 quando mais de 12 crianças indígenas faleceram após serem acometidas pelo rotavírus. Até o momento seis crianças faleceram devido esse novo surto. Devemos agir imediatamente para evitar um dano maior”, afirmou. (Foto: Agência Aleac)