O portal consumidor.gov.br entrou no ar dia 23 de maio de 2014. Desde então centenas de consumidores já tiveram seus problemas solucionados pelas empresas reclamadas. A ferramenta possui 165 empresas nacionais cadastradas e possibilita que o consumidor reclame diretamente para a empresa, tendo até 10 dias para a instituição responder a solicitação.
No Acre, 74,02% das reclamações direcionadas ao site foram resolvidas. O número surpreende a chefe de reclamação do Procon, Daniella Barcellos. Ela destaca que a média nacional é 66,02%. “No site, o próprio consumidor avalia o atendimento da empresa, e estamos satisfeitos com os índices registrados. Os consumidores acreanos estão sendo efetivamente atendidos com agilidade e eficiência, sem filas e burocracias”, disse Daniella.
A ferramenta é uma iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, em parceria com a Associação dos Procons do Brasil e outros órgãos de defesa do consumidor. No Acre o portal facilita a interação dos consumidores que moram em municípios distantes, sem uma sede do Procon. Por meio da ferramenta eles podem fazer sua reclamação e ter rápida resolução do problema.
O Procon Acre agora está cadastrando empresas locais no portal. “Já realizamos reunião com 15 empresas locais e estamos na expectativa de que a adesão ocorra o mais rápido possível. Eletrobras e Depasa são as empresas mais solicitadas pelos consumidores, assim como as universidades locais, supermercados e algumas lojas varejistas”, conclui Daniella. (Assessoria Procon)