Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Secretaria de Saúde começa hoje vacinação antirrábica com uma meta de 55 mil animais

Agente em trabalho de vacinação na periferia da Capital
Agente em trabalho de vacinação na periferia da Capital

A secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lança nesta quinta-feira, 25, às 9 horas, no Ginásio Coberto, localizado no bairro Aeroporto Velho, a campanha de vacinação antirrábica de 2014. Durante todo o dia, além do posto fixo no Ginásio, equipes móveis vão percorrer todos os bairros da Baixada da Sobral para aplicar a vacina. A meta é alcançar 80 por cento dos 55 mil cães e gatos da Capital até o início de novembro.

Depois da Regional da Baixada, onde estão localizados 19 bairros, a vacinação será oferecida na Regional São Francisco, onde ficam os bairros Vitória e Chico Mendes. Sessenta agentes de Zoonoses, de Endemias e Comunitários de Saúde atuam na vacinação de cães e gatos, inclusive aos sábados. “Queremos alcançar e até ultrapassar a meta de vacinação de 80 por cento, por isso vamos trabalhar aos sábados. O importante é garantir a sanidade animal em Rio Branco para que esta doença não afete também os humanos”, esclarece a secretária de Saúde da Capital, Marcilene Alexandrina.

A coordenadora do Centro de Zoonoses de Rio Branco, Micheline Dantas, destaca que além da vacinação de casa em casa, haverá vacina disponível também no próprio Centro, que fica no quilômetro 9 da BR-364, sentido Senador Guiomard. E avisa que quem tiver em casa, cinco, ou mais animais, poderá solicitar a ida da equipe de vacinação até a residência, por meio do telefone 3221-3561.

Micheline explica que a vacinação já começou nos bairros Calafate, Nova Esperança, Aeroporto Velho, Habitar Brasil, Vila Betel e Jequitibá. “Os moradores desses bairros onde já passamos e que não tiveram os animais vacinados, poderão levá-los até o Centro de Zoonoses ou solicitar que nossas equipes retornem ao local, por meio do nosso telefone”.

Trabalho feito em parceria
No dia do lançamento da campanha, quinta-feira, dia 25, a Sociedade de Amor A Quatro Patas, vai fazer uma feira de adoção de animais. E técnicos do Ministério da Agricultura e Instituto de Defesa Agro Florestal (IDAF), também vão acompanhar a vacinação no dia 25.  (Sandra Assunção Assessoria/SEMSA/ Foto: Ascom)

Sair da versão mobile