O candidato a governador do Acre, Marcio Bittar (PSDB), da Coligação por Um Acre Melhor, garantiu no comício de Xapuri, sábado, 20, à noite, que a construção de uma ponte sobre o rio Acre ligará a cidade antiga ao bairro Sibéria e será uma das primeiras obras de seu governo. “Nenhuma outra ponte será construída no Acre antes dessa”, declarou diante de uma plateia numerosa que foi prestigiar ele, o candidato ao Senado, Gladson Cameli (PP), além de candidatos a deputado federal e estadual da Aliança.
A construção da ponte sobre o rio Acre, em Xapuri, é uma reivindicação antiga dos moradores, da cidade conhecida nos áureos tempos da borracha como a “princesinha do Acre”. “É um sonho que o PT não realizou em 16 anos, frustrando os xapurienses”, disse o atual prefeito da cidade, Marcinho Miranda (PSDB), em seu discurso no comício, um raro canal de voz dele com a população.
O assunto foi parar no palanque sábado, puxado pelo próprio prefeito e pelo candidato a governador, o tucano Marcio Bittar, porque há quase duas décadas o PT ensaia construir a ponte de Xapuri, mas dá preferências às da capital. Marcio Bittar e o prefeito Marcinho disseram que o PT nunca pensa em fazer obras no interior, por causa da preocupação com os votos da capital, que resolvem boa parte da eleição. “Eles pensam em fazer mais uma ponte em Rio Branco, sem lembrar que os xapurienses têm essa necessidade faz muitos anos. No meu governo vou construí-la. Não construirei outra ponte no Acre antes dessa de Xapuri”, disse Bittar, ovacionado por um público recorde em comícios no município.
Marcio Bittar também criticou o atual governo por virar as costas para Xapuri pelo fato de o prefeito ser do PSDB. “Isso é um ato covarde. Se não fossem os deputados federais da oposição o prefeito Marcinho Miranda estaria em situação ainda pior. Eu, o Flaviano, a Antônia Lúcia, o Gladson e o senador Petecão é que fazemos o papel do governo liberando emendas para Xapuri”, afirmou.
Foi no comício de Xapuri que Bittar fechou a apertada agenda do Alto Acre, iniciada na sexta-feira, com caminhada em Epitaciolândia, reuniões com servidores públicos e empresários, carreata em Assis Brasil e reuniões na zona rural no sábado e, finalmente, o comício de Xapuri, em frente à Casa Branca, símbolo da revolução acreana contra os bolivianos, no sábado à noite.
No domingo, no caminho para Rio Branco, Marcio Bittar ainda foi convidado improvisadamente para reuniões às margens da BR-317. Aceitou aos convites e conversou com comerciantes e líderes evangélicos da região. Na segunda-feira, 22, o candidato a governador cumpriu agenda interna, entre reuniões com a equipe e gravações de programas eleitorais, praticamente os últimos desse primeiro turno.