O Centro de Zoonoses de Rio Branco pretende vacinar, até outubro, cerca de 45 mil cães e 9 mil gatos. Nesta quinta-feira, 25, foi montado um posto fixo no Ginásio Coberto Álvaro Dantas, na Baixada do Sol, que durante todo o dia imunizou diversos animais.
Além disso, os visitantes tiveram a oportunidade de se informar sobre a as formas de transmissão da raiva. Desde 2003 não há registros de casos de raiva na capital. A coordenadora do centro, Micheline Dantas, destacou que os animais dos bairros Calafate, Nova Esperança, Aeroporto Velho, Habitar Brasil, Vila Betel e Jequitibá já foram imunizados.
“Cães e gatos a partir de 3 meses de idade podem ser vacinados, desde que estejam saudáveis. Animais que estejam apresentando qualquer alteração clinica, não deve ser levado para vacinar”, disse.
Depois da Regional da Baixada, onde estão localizados 19 bairros, a vacinação será oferecida na Regional São Francisco, onde ficam os bairros Vitória e Chico Mendes. Estão neste trabalho, 60 agentes de Zoonoses, de Endemias e Comunitários de Saúde atuam na vacinação de cães e gatos, inclusive aos sábados.
“Queremos alcançar e até ultrapassar a meta de vacinação de 80 por cento, por isso vamos trabalhar aos sábados. O importante é garantir a sanidade animal em Rio Branco para que esta doença não afete também os humanos”, salientou Dantas.
Apesar de não ter casos registrados de raiva, Micheline afirma que é importante realizar as vacinas. “Temos uma preocupação grande em função da raiva herbívora que ocorre nas fazendas, então, não é bom descuidar da vacinação do animal. Só isso irá garantir que o animal e a família fiquem protegidos contra a raiva, tendo em vista que a raiva não tem cura”, destacou.
Micheline Dantas, destaca que além da vacinação de casa em casa, haverá vacina disponível também no próprio Centro, que fica no quilômetro 9 da BR 364, sentido Senador Guiomard. E avisa que quem tiver em casa, cinco, ou mais animais, poderá solicitar a ida da equipe de vacinação até a residência, por meio do telefone 3221-3561.
A ONG Sociedade Quatro Patas esteve presente na ação, realizando um bazar para contribuir nas despesas mensais da entidade. “Quem trouxer o animal para vacinar pode fazer umas comprinhas também. Trouxemos também, dois filhotes para adoção”, completou a presidente da ONG, Luciana Souza.