Na manhã desta quinta-feira, 25, o comitê executivo do programa “Crack, É Possível Vencer” esteve reunido no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para uma conversa sobre as ações desenvolvidas pelo programa do governo federal que visa prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack e seus familiares.
As ações do programa estão estruturadas em três eixos (prevenção, cuidado e autoridade) de atuação que contemplam o trabalho articulado e integrado de diferentes políticas públicas.
Após adesão ao Programa Federal, o governo do Acre, por meio do decreto 4.137/2012, criou o Comitê Estadual de Gestão do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, coordenado pela Sesp.
O comitê é composto pela Casa Civil, Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Assistência Social (Seds), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (See) e todo o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, a reunião visa fortalecer a parceria da União com os municípios, Distrito Federal e a sociedade. “Esse programa foi construído em conjunto, sendo um pacto federativo. Hoje estamos pactuando as ações sociais de atendimento na área crítica”, explicou o secretário.
Graebner ressalta que o programa “Crack, É Possível Vencer” foi destaque nacional, ou seja, o Acre avançou mais que os outros estados, com o trabalho e o empenho das instituições envolvidas. (Assessoria Sesp)