Um relatório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) identificou uma mudança na média da idade dos motoristas acreanos nos últimos quatro anos. Atualmente, a maioria dos motoristas tem idade entre 30 e 34 anos. São 33.976 motoristas do total de mais de 200 mil habilitados em todo o estado. Na segunda colocação, fica a faixa etária de 25 a 29 anos, com 31.829 habilitados.
A realidade de quatro anos anteriores é diversa. A faixa etária de 25 a 29 anos concentrava o maior número de habilitados, o que evidencia o amadurecimento dos condutores acreanos. De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, conhecer o perfil dos condutores auxilia para adotar as políticas públicas mais adequadas para garantir a segurança no trânsito.
A diretora esclarece que a faixa de motoristas envolvidos em acidentes no trânsito não é mais de jovens. “São justamente os condutores de idade mais madura que se envolvem em acidentes, esses condutores que foram habilitados antes da publicação do novo código de trânsito brasileiro, que é 97. Então, reciclagens foram feitas com eles após a publicação do código”, afirma.
“Quando investimos em educação de trânsito nas escolas, para as crianças, para os jovens, é para preparar o futuro condutor e também ajudando o atual condutor. Isso faz com que eles levem para casa o aprendizado que tiveram e cobrem os adultos da família”, diz a diretora-geral.