As obras de duplicação da estrada da Sobral, do trecho que vai da Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) até a bifurcação de acesso a Estação de Tratamento de Água (ETA) avançam e entram na fase final da compactação do solo e imprimação, preparação para receber o asfalto para que a via seja liberada para o tráfego na região.
Este trecho da estrada da Sobral que está sendo duplicado é parte de um pacote de obras e investimentos em mobilidade urbana com a duplicação, alargamento e urbanização de ruas e avenidas que a prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, realiza em sete vias estruturantes da Capital.
Neste sábado, 20, a recicladora, uma máquina que realiza a mistura de materiais como brita e areia na composição do solo, finalizava a compactação da base para que a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) possa realizar, ainda neste final de semana, a imprimação e no decorrer da semana a estrada receba o asfalto, liberando assim a via para o tráfego naquela região.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Obras Públicas do Município, Ricardo Araújo, engenheiro civil responsável pelo acompanhamento dos trabalhos, ao todo serão imprimados mais de 1,2 mil metros, melhorando o trânsito na região antes mesmo da chegada do inverno. “Com essa imprimação será possível aguentar todo o inverno”, disse.
Em seguida, explicou, será realizada a construção de todo o calçamento e também das ciclovias, adequando as obras ao conceito de mobilidade urbana proposto pelo prefeito Marcus Alexandre. A parte da sinalização, segundo ele, está prevista para iniciar no ano que vem.
Não é apenas na estrada da Sobral que o trabalho de duplicação avança. Ricardo Araújo faz questão de ressaltar que o cronograma de obras de duplicação e alargamento de ruas e avenidas está acontecendo dentro do prazo e que essas intervenções trarão uma série de benefícios à comunidade.
Além da estrada da Sobral, a prefeitura de Rio Branco avança com as obras de duplicação da estrada das Placas, estrada Apolônio Sales, estrada da Floresta,avenida Getúlio Vargas, do trecho que vai do Juventus até a rotatória do Posto Talma, além do alargamento das ruas São Salvador e Campo Grande na região entre a Floresta e Baixada e também na rua João XXIII, no Bosque.
“Todas essas obras estão acontecendo dentro do cronograma de trabalho estabelecido e elas irão trazer uma série de benefícios, como por exemplo, melhorar bastante o trânsito na nossa cidade”, afirmou o secretário Adjunto de Obras, Ricardo Araújo. (Texto e foto: Ascom PMRB)