A Universidade Federal do Acre (Ufac) está se preparando para instalar nos próximos anos o curso de Medicina em sua unidade em Cruzeiro do Sul. E para facilitar o processo de seleção de professores para atuarem na região do Juruá, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), prepara 40 vagas de mestrado e doutorado para profissionais da área de saúde diretamente na cidade, por meio de uma parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.
Serão 30 vagas de mestrado e 10 de doutorado voltadas para as Ciências da Saúde. Segundo o diretor-geral da Fapac, Pascoal Muniz: “quando a Ufac abrir o concurso para professor do curso em Cruzeiro do Sul, queremos que já haja profissionais habilitados a concorrer às vagas dentro da cidade”.
No dia 18 de setembro começam aulas preparatórias ministradas pelo pesquisador Luiz Carlos Abreu. Elas servirão como base para que os interessados em concorrer às vagas de pós-graduação aprendam as diretrizes para criar um projeto de pesquisa e melhorem a fluência no inglês, obrigatório para aqueles que desejam vagas nos cursos.
A responsável
A Faculdade de Medicina do ABC com sede e foro na cidade de Santo André, Estado de São Paulo, foi autorizada a funcionar pelo Decreto Federal N.64.062, de 5 de fevereiro de 1969. A partir de sua criação, a Faculdade de Medicina do ABC vem se adequando no sentido da formação de um corpo docente qualificado, como também investindo em infra-estrutura e recursos técnicos e laboratoriais para o exercício da docência e para a produção de pesquisas.
Em 1999, foi ampliada a oferta de cursos superiores na área de saúde, sendo incorporado o curso de Enfermagem. No ano 2000, iniciou-se o curso de Farmácia e Bioquímica, que hoje nomeia-se Ciências Farmacêuticas. A FMABC oferece também os cursos de graduação em Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Saúde Ambiental. (Foto: Secom Acre)