A partir do próximo dia 19 de outubro entra em vigor o horário de verão, este ano, onze estados brasileiros tiveram que adiantar em uma hora dos relógios. Mais uma vez o Acre não consta nessa lista, por isso, a população deve se preparar para ficar a três horas do horário oficial de Brasília. A medida afeta bancos, programação da televisão e embarque e desembarque de voos.
O final do horário de verão deverá ocorrer em 16 de fevereiro de 2015. O objetivo é proporcionar uma economia de energia nos horários de pico. A mudança no horário ajuda a reduzir o consumo em cerca de 5% no período.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932. As regiões Norte e Nordeste não aderem ao horário de verão.
Os Estados que adotam a medida são: no Centro-Oeste; Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Sudeste; Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. E no Sul; Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário nos anos anteriores, ficarão fora da mudança.