Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Incra e Ufac definem parceria que garanta curso superior a assentados da Reforma Agrária

Encontro nesta semana definiu detalhes da parceria
Encontro nesta semana definiu detalhes da parceria

Na primeira reunião entre a Superintendência Regional do Incra no Acre e a Reitoria da Universidade Federal do Acre/Ufac para colocar em prática o programa que visa levar o ensino superior aos beneficiários da Reforma Agrária no Estado, o reitor Minoru Kimpara garantiu pré disposição na parceria entre as duas instituições nesse projeto de valoroso peso social.

O ensino superior para os beneficiários da reforma agrária é possível através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária, Pronera/Incra, que visa ofertar escolarização aos jovens e adultos, desde a alfabetização até o nível superior e pós-graduação. Os cursos são oferecidos por meio de convênios com instituições públicas de ensino e entidades sem fins lucrativos.

Parcerias que já apresentam resultados comprovadamente positivos como com a Universidade Federal de Pelotas/RS, que já formou a primeira turma em Medicina Veterinária e está na 2ª turma. Além de outros cursos, como Direito, ofertado pelas Universidades Federais de Goiás e Paraná. A seleção para a turma de Direito da UFPR será feita por meio do Enem deste ano.

O principal critério para a implementação do programa, conforme esclareceu a coordenadora do Pronera/AC, Ronízia Gonçalves é que a turma seja composta de beneficiários da Reforma Agrária e a demanda de formação seja levantada e reivindicada pelos movimentos sociais do campo.

“A formação acontece alternando períodos na escola/universidade e na própria comunidade do educando. Essa metodologia de alternância é uma forma de estimular a permanência do educando no assentamento, mesmo após o término do curso”, esclareceu Ronízia.

Durante a reunião sobre o encaminhamento de ações que venham a garantir que o Pronera financie a educação superior para os assentados do Incra/AC, o superintendente Reginaldo Ferreira defendeu a possibilidade de utilizar os Centros de Reflorestamento e Divulgação Ambiental – espaços construídos pelo Incra em áreas de assentamento de cinco regionais – para esta finalidade.

Para o funcionamento dos centros, a Superintendência Regional vem realizando articulações na busca de parcerias com o Governo do Estado, prefeituras e movimentos sociais. Na reunião com a Ufac, a Reitoria firmou compromisso de doação de carteiras, armários e material de informática como colaboração para equipar esses espaços.

 O Pronera – O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária financia o processo de escolarização e formação de trabalhadores rurais em áreas de reforma agrária.

No Acre, o programa vem atuando há cerca de 14 anos, atendendo milhares de alunos nas ações de Educação de Jovens e Adultos, capacitação e formação profissional em assistência técnica, pedagógica e social. (Gineide Santos, foto: Assessoria Incra/AC)

Sair da versão mobile