De junho até agora foram feitos mais de 1.200 procedimentos odontológicos na zona rural de Rio Branco. Oitocentas pessoas foram atendidas neste sábado nas três localidades para onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) levou os serviços do programa Saúde na Comunidade: o Ramal do Romão na Aquiles Peret e dois pontos da Transacreana, no quilômetro 23, Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro e no Projeto Carão, quilômetro 41.
Na Comunidade Aquiles Peret, na Escola Adolfo Barbosa Leite, sete médicos e seis dentistas atenderam 200 moradores, que contaram ainda com exames de PCCU e pré-natal, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, vacinação e medicação. No Polo Wilson Pinheiro, na Escola que leva o mesmo nome do polo, localizada no quilômetro 23 da Estrada Transacreana, três médicos estavam à disposição da comunidade, onde havia ainda dois enfermeiros e seis técnicos de enfermagem. Exames, vacinação e medicamentos também estavam à disposição dos moradores do polo.
No projeto Carão, os atendimentos ocorreram na Escola Cláudio Augusto de Sales, também na Estrada Transacreana, onde três médicos, juntamente com a equipe multiprofissional, atenderam 500 pessoas. Todos os outros serviços, como exames e medicação, também foram oferecidos e as estudantes da Escola Cláudio Augusto, receberam a primeira dose da vacina contra o HPV.
A coordenadora da URAP Eduardo Assmar, Oldenize Cunha, explica que as meninas que foram vacinadas agora, em seis meses, vão receber na própria localidade, a segunda dose da vacina que previne o HPV.
A secretária de Saúde de Rio Branco, Marcilene Alexandrina, destaca que o Programa Saúde na Comunidade é realizado todos os sábados em localidades da zona rural de Rio Branco, como forma de garantir acesso dessas comunidades aos serviços de saúde. “Nessas localidades, oferecemos todos os serviços que temos em nossas unidades de saúde, para que essa população não tenha que deixar seus afazeres e ainda gastar com transporte até a cidade”, conclui a secretária.
Atendimento com dentistas na zona rural agora é realidade
Um dos destaques no Programa Saúde na Comunidade é a presença de dentistas, que contam com o reforço do ônibus odontológico e de uma cadeira móvel que possibilitam que os dentistas possam executar serviços como extração, restauração, limpeza e medicação nas comunidades mais distantes. A cadeira móvel é utilizada principalmente nos atendimentos a comunidades ribeirinhas, onde o ônibus odontológico não consegue entrar. De junho deste ano até agora já foram feitos 821 procedimentos em 1.221 pessoas de 12 localidades da zona rural de Rio Branco, como BR-364, Panorama e Transacreana. A agricultora Conceição Pontes levou toda a família para a consulta médica e em seguida todos passaram pelos dentistas e levaram os medicamentos necessários para casa. Ela destaca o atendimento odontológico oferecido à comunidade da zona rural na localidade onde eles vivem: “Antes a gente nem via dentista nas colônias. Depois eles vinham e só arrancavam dentes e agora eles vêm e fazem o tratamento de restauração aqui mesmo. Isso é bom demais para nós agricultores que não perdemos um dia de trabalho nem pagamos transporte para ir até a cidade”. (Sandra Assunção / Foto: Assessoria Semsa)