O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta quarta-feira, 24, ações de drenagem e obras complementares à duplicação da Estrada da Sobral, como o recuo do prédio do Comercial Freire, no bairro Plácido de Castro, e a implantação de uma grande rede de captação de água no bairro Boa Vista.
O prédio do Comercial Freire foi construído sobre um igarapé, onde foi instalado sistema de drenagem inadequado que não permite a vazão correta da água principalmente quando chove. Com isso, ocorrem represamentos no canal e alagamentos de ruas e casas na região. O recuo do prédio e a correta canalização, complementados por outros serviços, acabarão com os transtornos.
A duplicação da Estrada da Sobral faz parte do pacote de obras de ampliação de sete das mais importantes vias para o trânsito da Capital. O projeto total consta da implantação de infraestrutura urbana, alargamentos e/ou duplicação de vias estruturantes, no qual se incluem a Avenida Getúlio Vargas, trecho que vai da Praça do Juventus até a rotatória do Posto Talma; o corredor da Estrada Apolônio Sales, da rotatória do Posto Talma até as mangueiras; a Estrada das Placas; a Estrada da Floresta; continuação da duplicação Estrada da Sobral, cujos detalhes dos projetos foram expostos pelo prefeito em reunião com os moradores dessas localidades. Entre os pedidos feitos por Marcus Alexandre estão a melhoria da sinalização e a instalação de uma segunda frente de terraplanagem. Tudo é realizado em parceria com o Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento e (Depasa).
As visitas foram acompanhadas do presidente e do diretor Técnico da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), respectivamente Jackson Marinheiro e José Carlos Fernandes, além de lideranças comunitárias como o presidente da Associação de Moradores da Sobral, Tião Costa. Técnicos e gestores públicos e das empresas que atuam naquela obra também acompanharam o prefeito.
Da Estrada da Sobral o prefeito seguiu para o local onde foi feita a instalação da tubulação PEAD (polietileno de alta densidade) de 2, 5 metros de diâmetro e 6 metros de comprimento para drenagem do canal que corta a Rua João Amâncio, no bairro Boa Vista, o que acabará com os alagamentos nos bairros João Paulo I e II, Plácido de Castro, Sobral e Boa Vista, todos localizados na Baixada da Sobral. Os tubos PEAD e de concreto canalizam água das chuvas nos canais da região, lançando-a no Rio Acre. O PEAD já foi todo instalado e o serviço atual é de implantar a intersecção de rede com dupla tubulação de concreto, que segue em ritmo que atenda questões de segurança.
No barranco do Rio Acre, na saída do PEAD, a Emurb está implantando um dissipador de energia, sistema que reduz a possibilidade de o aguaceiro que passa pelo tubo causar danos ao solo nas margens. (Texto e foto: Da Assessoria)