As prefeituras de cinco municípios do Acre correm contra o tempo para regularizar os seus aeródromos e assim, evitar o isolamento aéreo com Rio Branco. No último dia 18, a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, restringiu, por meio de portaria, pousos e decolagens nos pequenos aeroportos de Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Manoel Urbano.
Mas os campos de pouso estão operando, embora com algumas restrições. Dos cinco, apenas Manoel Urbano (a 180 quilômetros de Rio Branco) não sofreria o impacto direto da proibição, porque a cidade é interligada com a Capital por meio da BR-364.
Em comunicado conjunto, as prefeituras disseram que já estão providenciando em Brasília a atualização dos registros das pistas. Até amanhã, 22, a regularização já tem sido concluída.
A medida adotada pela Anac poderia causar prejuízos ao transporte de passageiros, sobretudo, doentes, que tem no avião o único meio mais rápido de sair dessas pequenas cidades. No entanto, o procedimento é necessário para garantir o mínimo de segurança às operações.
Segundo a agência reguladora, “não houve decisão para interditar os aeródromos, mas apenas a expiração do prazo das portarias de inscrição no cadastro de aeródromos, cuja renovação não foi solicitada pelo Governo do Estado do Acre. Nos termos da Resolução Anac nº 158/2010, decorridos 180 dias do vencimento da validade da inscrição no cadastro, a Anac promove, de ofício, a exclusão dos dados do aeródromo, o que ainda não ocorreu”.
Conforme noticiou ontem o G1 Acre, o Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Acre, Deracre, emitiu comunicado informando que os aeródromos de Santa Rosa do Purus, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter não estão fechados. O órgão disse ainda que não foi notificado pela Anac de nenhuma proibição de pousos e decolagens em aeródromos do Acre. (Foto: Divulgação)