Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeituras trabalham na regularização de aeródromos após portaria da Anac

Campos de pouso estão operando, apesar das restrições
Campos de pouso estão operando, apesar das restrições

As prefeituras de cinco municípios do Acre correm contra o tempo para regularizar os seus aeródromos e assim, evitar o isolamento aéreo com Rio Branco. No último dia 18, a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, restringiu, por meio de portaria, pousos e decolagens nos pequenos aeroportos de Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Manoel Urbano.

Mas os campos de pouso estão operando, embora com algumas restrições. Dos cinco, apenas Manoel Urbano (a 180 quilômetros de Rio Branco) não sofreria o impacto direto da proibição, porque a cidade é interligada com a Capital por meio da BR-364.

Em comunicado conjunto, as prefeituras disseram que já estão providenciando em Brasília a atualização dos registros das pistas. Até amanhã, 22, a regularização já tem sido concluída.

A medida adotada pela Anac poderia causar prejuízos ao transporte de passageiros, sobretudo, doentes, que tem no avião o único meio mais rápido de sair dessas pequenas cidades. No entanto, o procedimento é necessário para garantir o mínimo de segurança às operações.

Segundo a agência reguladora, “não houve decisão para interditar os aeródromos, mas apenas a expiração do prazo das portarias de inscrição no cadastro de aeródromos, cuja renovação não foi solicitada pelo Governo do Estado do Acre. Nos termos da Resolução Anac nº 158/2010, decorridos 180 dias do vencimento da validade da inscrição no cadastro, a Anac promove, de ofício, a exclusão dos dados do aeródromo, o que ainda não ocorreu”.

Conforme noticiou ontem o G1 Acre, o Departamento de Estradas de Rodagens do Estado do Acre, Deracre, emitiu comunicado informando que os aeródromos de Santa Rosa do Purus, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter não estão fechados. O órgão disse ainda que não foi notificado pela Anac de nenhuma proibição de pousos e decolagens em aeródromos do Acre. (Foto: Divulgação)

Sair da versão mobile