Com o objetivo de aperfeiçoar e modernizar a comunicação entre os Sistemas Integrados de Segurança Pública do Acre, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) investiu na construção de torres de Rio Branco a Cruzeiro do Sul para que as comunicações sejam realizadas por sinais digitais.
Esse projeto traz uma segurança maior, por se tratar de um rádio de tecnologia criptografada para os diálogos das polícias, além de agregar transferência de dados, comunicação visual, mensagens, localização do policial e da viatura.
Esse é um investimento de mais de R$ 3 milhões do governo, em parceria com o programa de Estratégia Nacional de Segurança nas Fronteiras (Enafron), para a instalação de um sistema moderno em radiocomunicação e internet na Capital e em todo o interior do Estado.
O gestor de políticas públicas e coordenador de tecnologia da Sesp, Leonardo Barrozo, explica que, a partir da implantação desse projeto, o Acre terá a radiocomunicação digital das polícias que hoje atuam de forma analógica.
“Essa tecnologia é muito semelhante aos telefones celulares. A primeira etapa será a construção das torres e dos raios de interligação entre elas, para que seja possibilitada a comunicação entre todos os municípios do Estado”, destacou Leonardo Barrozo.
Barrozo ressalta que essa primeira etapa da obra está prevista para ser concluída em 120 dias. Em meados de fevereiro do próximo ano, as primeiras comunicações digitais entre as polícias já estarão funcionando. (Da Assessoria/Sesp/ Foto: Secom)