A Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) no Acre enviou nesta quarta-feira, 17, uma equipe formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem e nutricionistas a Santa Rosa do Purus, a fim de iniciar as ações de contenção do foco de diarreia que vem acometendo a população indígena da região. A equipe também está levando insumos e material médico-hospitalar para auxiliar no tratamento dos índios que apresentarem sintomas da doença.
Seis crianças indígenas morreram durante este mês em decorrência da diarreia. A suspeita é de que a causa das mortes seja o rotavírus – doença transmitida por contato com água, objetos, fezes e alimentos contaminados. O rotavírus causa vômitos e diarreias intensos e febre alta.
“Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde [Sesacre], estamos seguindo para Santa Rosa. A previsão é de que a equipe médica passe 20 dias com a comunidade indígena, no intuito de investigar e combater as causas dessa doença”, disse a coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena (Disei) do Alto Purus, Jiza Lopes.