Para pressionar a direção dos Correios no Acre a mudar o horário da entrega de correspondências em Rio Branco, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Acre (Sintect/AC) realizou um ato em frente da agência central para lançar a campanha ‘Entrega pela Manhã é Mais Humano’.
Entregar correspondências sob forte calor, às 13h, em temperaturas de até 40ºC, tem colocado em risco a saúde dos trabalhadores. Segundo o presidente do Sintect, Suzy Cristiny, foram realizadas várias negociações para que o horário fosse modificado, mas até o momento os gestores não atenderam a reivindicação da categoria.
“Atualmente existem pelo menos 15 trabalhadores afastados na unidade de lançamento da campanha, que envolve questões de saúde como doenças pulmonares, bronquite, rinite, sinusite, entre outros problemas causados pela exposição excessiva ao sol”, explicou.
A presidente destacou ainda que existe um projeto piloto, que vem sendo implantado na região Sudeste e Sul do país, mas não abrange as cidades do Norte e Nordeste. “Foi automático. Há 7 anos, a empresa padronizou os horários de entrega para a tarde e estamos na luta para que os serviços sejam feitos novamente pela manhã. Existem alguns projetos pilotos em algumas cidades, mas ainda não é nacional. Pedimos prioridade para o Norte e Nordeste”, solicita.
“O Sintect propõe a mudança do horário de entrega para o período da manhã, reduzindo a incidência de insolação, agilizando o serviço e ainda dando tempo para que os usuários possam receber as contas e ir ao banco realizar o pagamento antes das 13 horas, quando as instituições financeiras encerram o expediente”, propôs Suzy.
Assembleia nesta quarta-feira, 10
Os trabalhadores dos Correios se reúnem nesta quarta-feira, 10, para discussão de alguns pontos, entre eles a negociação salarial e melhores condições de trabalho. “Caso não tenha avanço nas negociações, poderá haver uma greve na próxima semana”, afirmou Suzy. A proposta é que seja deflagrada greve dia 18. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)