A visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Acre e do presidente da Bolívia, Evo Morales, que aconteceria nesta quarta-feira, 10, foi mais uma vez cancelada. Ambos participariam da inauguração do frigorífico no Complexo Industrial de Peixe do Estado.
A realização do evento com a participação de Lula e Evo Morales chegou a ser confirmado pelo secretário de Comunicação do Governo do Estado do Acre, Leonildo Rosas, na manhã de segunda-feira, 8, para a equipe do jornal A GAZETA, porém, o encontro acabou sendo adiado.
Embora a assessoria do governador Tião Viana (PT) tenha dito que a equipe do ex-presidente não informou a razão do cancelamento da agenda, especula-se que o motivo seja o atual quadro político na corrida presidencial, onde a presidente e candidata à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, aparece tecnicamente empatada com a candidata do PSB, a acreana Marina Silva.
Com a mudança no tabuleiro político e, consequentemente, a ascensão de Marina, o ex-presidente foi convocado pela cúpula petista nacional para alavancar a candidatura de Dilma, portanto, estaria participando da agenda de campanha da presidenciável, o que o impossibilitou de vir ao Estado.
A inauguração do frigorífico foi adiada para após as eleições, que ocorre no dia 5 de outubro. A presença de Lula e Evo Morales ainda não foi confirmada.
A princípio, a inauguração estava marcada para o dia 20 de agosto, mas, devido ao trágico acidente aéreo que vitimou o candidato à Presidência da República pela coligação Unidos Pelo Brasil, Eduardo Campos (PSB), o evento foi adiado e remarcado para 10 de setembro, que novamente foi cancelado. (Foto: Divulgação)