Grande, desconfiado, curioso, mas muito dócil para um animal de natureza predadora, confessam os tratadores do Zoológico do Parque Chico Mendes, ao falar do recém chegado Dodge, uma onça vermelha (puma concolor) de dois anos e meio. Após viver dois anos no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), de Santo Antônio Energia no campus da Universidade de Rondônia, o animal foi transferido para Acre há uma semana.
No recinto Dodge foi recebido por Chitara de quatro anos e meio. De acordo com o veterinário José da Conceição Guimarães, a expectativa é de que ocorra a reprodução em cativeiro. “Ele ainda está em fase de adaptação ao novo ambiente. Estamos aproximando os dois aos poucos. Mais estamos otimistas. Seria muito interessante ter a reprodução deles aqui. Mas, será preciso esperar pelo menos seis meses para que o Dodger se torne companheiro da Chitara”, afirma o veterinário.
Segundo Guimarães as onças pintadas já tivemos outras reproduções e o nascimento de seis filhotes. Os animais em cativeiro tem uma expectativa de vida de 15 anos ou mais. Esse tipo de transferência ocorre, através de uma rede de contatos com outros zoológicos em todas as regiões do país.
“Antes do Dodge, tivemos a informação que uma onça vermelha estava disponível para aquisição, mas devido ao alto valor do frete, não foi possível a vinda do animal para Rio Branco. Em seguida, surgiu a oportunidade com o Dodge, fomos buscá-lo e trouxemos ele de carro mesmo, numa caixa apropriada”, explicou o veterinário.
O animal chegou ao Cetas em julho de 2012 com dois meses e menos de dois quilos. Foi encontrada saudável e sem nenhum indício de maus-tratos em uma mata, por um si-tiante de São Miguel do Guaporé, localizada a 540 quilômetros de Porto Velho.
Mamífero carnívoro do gênero Puma, o animal é conhecido como suçuarana, onça-vermelha, onça-bodeira, mossoroca, leão-baio, leãozinho-de-cara-suja e onça parda.
Quando filhote, ele se alimentava de três em três horas com um leite especial dado com o auxílio de mamadeira, consumindo meio litro de leite por dia. Atualmente, já adulto, consome 3,5 kg de carne por refeição.
Como característica da espécie, Dodge é curioso. ‘‘É um animal habilidoso, inclusive para subir nas árvores. Tem a coloração pintada quando nasce, que é uma forma de se camuflar no meio da mata para se proteger dos possíveis predadores. Quando cresce, as pintas vão sumindo e ele vai criando uma coloração mais avermelhada e é por isso que ele é conhecida como onça vermelha, além de outros nomes’’, aponta o veterinário.
Esta não é a primeira vez que o Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, recebe animais do Cetas. ‘‘Nós já recebemos um jacaré, uma onça-pintada e uma onça-vermelha’’, conta Guimarães. Atualmente, o zoológico possui 190 animais de todas as espécies. E o Parque Chico Mendes recebe uma média de 300 mil visitantes por ano. (Foto: Odair Leal/ A GAZETA)