A Independência do Brasil, comemorada em 7 de Setembro, foi um dos acontecimentos que mudou os rumos do país, quando Dom Pedro I declarou “Independência ou Morte” às margens do Rio Ipiranga, em 1822. E para comemorar os 192 anos desse momento histórico, o governo do Estado realizou o tradicional desfile cívico na manhã de domingo, 7, no estacionamento do estádio Arena da Floresta, com a participação de cerca de cinco mil pessoas,entre aqueles que prestigiaram e desfilaram.
O desfile foi aberto pela Polícia Militar do Acre, que comemora 98 anos de existência, seguida pelos bombeiros e membros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os veículos de cada instituição desfilaram juntos, encerrando a primeira parte do evento.
Em seguida, entidades civis e escolas da capital continuaram com o desfile. Participaram a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Ordem Demolay e Filhas de Jó, Super Liga de Kung Fu – que animou a todos com um grande dragão -, os escoteiros – que distribuíram mudas de plantas para autoridades e a platéia -, a fanfarra da escola Professor Sebastião Pedrosa de Carvalho e a banda de música do município. As tropas do 4º BIS e 7º BEC, junto ao destacamento de controle do espaço aéreo de Rio Branco, encerraram o desfile.
Mesmo sob forte calor, muitas pessoas prestigiaram a comemoração e se empolgaram com tudo que foi apresentado, como o casal Maurício e Adriana dos Reis, que levou o filho Murilo para assistir e a filha Adriana para desfilar pelos escoteiros. “Estou achando tudo muito bem organizado. O trânsito fluiu bem, tínhamos onde estacionar tranquilamente e também foi muito gratificante ver nossa filha aqui”, disse o pai.
O senador Jorge Viana foi uma das autoridades presente ao desfile de 7 de Setembro. “A celebração desta data é feita com todo carinho pelo governo hoje. Um país que não cultua sua história, seu povo, não é merecedor de futuro. E o Brasil é um país abençoado, com um povo maravilhoso, por isso temos muito a comemorar”, declarou.