Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Líder do governo na Aleac afirma que TSE fez justiça ao inocentar os irmãos Viana

 O líder do governo na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Astério Moreira (PEN), comentou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que inocentou o governador Tião Viana (PT) e o senador Jorge Viana (PT). Ambos eram acusados de suposto abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação nas eleições de 2010. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães (PCdoB) e o vice-governador, à época, César Messias (PSB) também foram inocentados.

Astério Moreira criticou a morosidade da justiça brasileira. Segundo ele, a demora na apreciação do processo pode desgastar a imagem do denunciado. “A morosidade da Justiça brasileira provoca desgastes à imagem de quem foi denunciado, além de haver um pré-julgamento e uma condenação antecipada. Dependendo da acusação, mesmo que inocentado no fim do processo, a demora faz com que o réu, aos olhos da sociedade, seja culpado”, disse.

O deputado lembrou que, desde a denúncia até o julgamento deste processo, passaram-se quatro anos. “Lá se vão quatro anos. A denúncia foi em 2010. Eu tenho chamado a atenção para isso porque quando há a formulação de denúncia já se tem a tentativa de destruir politicamente a pessoa”, falou.

Para o parlamentar, a Justiça brasileira agiu com serenidade e justiça no caso. “A justiça chegou tarde, mas chegou. Foi uma sentença justa e correta. A decisão foi unânime. Isso só confirma o que já sabíamos: que estas acusações eram infundadas”, argumentou.

Astério finalizou dizendo que o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, foi favorável e fundamental para a decisão. “Disse que era um absurdo, que não existe nada de ilegal, nem abuso do poder econômico, nem do poder político. Ninguém pode questionar o TSE. Não é fácil ter uma posição unânime”.

 

 

 

 

Sair da versão mobile