Um levantamento do setor de estatísticas do Departamento de Trânsito do Acre (Detran) em parceria com a Seção de Análise Criminal da Polícia Militar revela que as mulheres são as que menos se envolvem em acidentes no Acre.
Segundo o estudo,dos condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas as mulheres representam apenas 20% deste total. Os números mostram ainda que quando se trata de acidentes de trânsito sem vítima, apenas 22% do valor estão associados às mulheres. Mesmo elas representando 31% do total de habilitados, os dados foram obtidos considerando a incidência relativa de acidentes, tomando como base cada gênero separadamente.
De acordo com a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, as mulheres dirigem com mais cuidado e se preocupam mais com a segurança.“A sensibilidade da mulher é um diferencial para todas as atividades que ela propõe a desempenhar, inclusive conduzir um veículo. A mulher tende a respeitar mais as leis, ser mais prudente e cautelosa”, explica.
O menor índice das mulheres nas estatísticas de trânsito também é levado em conta pelas empresas seguradoras de veículos. Desta maneira, por demonstrar serem mais cuidadosas ao volante, elas acabam pagando até 30% menos em relação aos homens, nas apólices de seguro feitas por empresas privadas.