A Operação Aquiri deflagrada na segunda, 25, em todo o Acre encerrou nesta sexta-feira, 29, e prendeu 157 pessoas, sendo 74 delas no Vale do Juruá, que abrange os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. O número de pessoas presas na região corresponde a 46% das prisões. A Policia Civil realizou encaminhamentos para delegacia em todos os 22 municípios do Acre.
A polícia cumpriu 266 ordens judiciais em todo Estado, das quais 119 foram realizadas na região do Juruá. Dos 74 presos no Juruá, 49 foram encaminhados para a penitenciária Manoel Nery da Silva. Outros já haviam sido encaminhados no decorrer da semana, e alguns eram menores. O número de presos corresponde a 10% da população carcerária já existente no presídio local.
“A Polícia Civil dentro das suas atribuições, está reprimindo o crime e combatendo a impunidade. Essa foi a melhor operação que a Polícia Civil já fez na região do Juruá, sem sombra de dúvida. Essa é uma primeira operação e outras serão feitas com base nas investigações da Polícia Civil”, declarou o delegado geral de Cruzeiro do Sul, Elton Futigame.
Os acusados respondem por tráfico de drogas, violência contra a vida, furtos e roubos, pessoas foragidas e outras que já respondem por sentenças condenatórias definidas. Durante a operação foram apreendidas três motos, utilizadas em assaltos e produtos de furto, três armas de fogo e aproximadamente dois quilos de droga.
Mais de 80 agentes foram empregados na operação na região do Juruá. O nome da operação corresponde ao nome usado para denominar o Estado do Acre, pelos povos indígenas no passado. (Vanísia Nery, do G1/AC)