O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Jamyl Asfury (PEN), apresentou a Mesa Diretora da Casa uma indicação ao Executivo solicitando que seja celebrado um Termo de Cooperação Técnica para a instalação do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva.
Segundo o parlamentar, o NPOR é um estabelecimento de ensino militar de formação de grau médio, da linha de ensino bélico, destinado a formar o aspirante em oficial da Reserva de 2ª classe, habilitando-o a ingressar no Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (Core) e a contribuir para o desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.
De acordo com Jamyl, a medida é necessária, tendo em vista que todos os soldados do Acre são comandados por oficiais militares. Com o núcleo, soldados acreanos terão a chance de ascender no Exército ao comando de tropas.
“Está sendo criada uma linha de entendimento entre o Governo do Estado e o Exército Brasileiro. Essa conversa é muito importante, por isso solicito ao Executivo que celebre um Termo de Cooperação Técnica para a instalação NPOR em nosso Estado”, frisou.
O deputado ressaltou ainda a importância de se criar uma estrutura mínima para que sejam formados novos oficiais. “É necessário termos mais oficiais, da mesma forma que é muito necessário que se crie uma estrutura apropriada para a formação desses profissionais. Eu tenho conversado com a equipe do governo para concretizar esse projeto. Esse é um sonho para o Acre”, explicou.
Jamyl afirma que com a instalação do NPOR, mais de 40 oficiais serão formados. “Acredito que ano que vem nós já teríamos um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. A previsão é que o Núcleo forme mais de 40 oficiais tenentes que atuarão na faixa de fronteira, além de ajudar o nosso jovem a ingressar nas Forças Armadas”, disse. (Foto: Agência Aleac)