O deputado Flaviano Melo (PMDB) enviou ofício ao ministro Arhur Chioro, solicitando informações acerca das providências sanitárias do Ministério da Saúde em razão do ebola, doença extremamente contagiosa e letal hoje presente em alguns países africanos. O deputado explicou que a solicitação se deu em virtude do Acre ter se transformado em porta de entrada no Brasil de uma recente corrente imigratória de senegaleses.
O governo do Senegal confirmou, na sexta-feira passada (29), a primeira vítima de ebola no país, uma doença epidêmica em seus vizinhos africanos, destacou o parlamentar. Flaviano lembrou que o ebola exige providências sanitárias para a prevenção de um mal que hoje “preocupa e deixa em alerta as autoridades de saúde do mundo inteiro”.
Para Flaviano, as medidas sanitárias são importantes uma vez que o ebola , apesar de ainda restrito ao continente africano, já causou uma série de vítimas, “inclusive estrangeiros”. A doença já matou mais de 1.550 pessoas em cinco países africanos. Por isto mesmo, vem reunindo pesquisadores de ponta de países desenvolvidos em busca de tratamento e cura para suas vítimas. Segundo o deputado, é preciso um controle sanitário na fronteira do Estado para que o Acre consolide sua tradição de receber bem a todos, “mas ao mesmo tempo garanta o bem-estar de sua população”. (Foto: Assessoria)