Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Parlamentar parabeniza prefeitos acreanos por desempenho de municípios no Ideb

Deputado Geraldo Pereira comemorou dados do Ideb
Deputado Geraldo Pereira comemorou dados do Ideb

O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa (Aleac), deputado Geraldo Pereira, comemorou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na última sexta-feira, 5, pelo Ministério da Educação (MEC).

O parlamentar parabenizou os prefeitos dos municípios que obtiveram as melhores pontuações. “Não poderia deixar de parabenizar os prefeitos das cidades que evoluíram no Ideb, pois, de fato, há o que comemorar. Quem ganha com isso são os professores e os alunos”.

Pereira felicitou ainda o secretário de Educação de Rio Branco, Márcio Batista e também o prefeito Marcus Alexandre (PT) pela atenção dada à educação na Capital do Acre.

“Tanto o prefeito Marcus Alexandre quanto o secretário municipal de Educação estão de parabéns pelo resultado. Isso mostra o interesse de nossos gestores com o desenvolvimento deste município. Vale lembrar que este é um trabalho coletivo, sobretudo dos professores, das ações pedagógicas. Portanto, diante dos resultados, estão todos de parabéns”, falou.

De acordo com o parlamentar, referente ao índice municipal no primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as cinco cidades acreanas com melhor desempenho foram: Brasiléia (6,3), Senador Guiomard (5,6), Rio Branco (5,4), Cruzeiro do Sul (5,1) e Plácido de Castro (5,1). “Todos superaram as metas projetadas pelo MEC”, destacou o Pereira.

No segundo ciclo (6º ao 9º ano), as melhores pontuações, segundo o MEC, foram Brasiléia (5,3), Senador Guiomard (4,9), Epitaciolândia (4,7), Cruzeiro do Sul (4,5) e Rio Branco (4,5). Destes, a Capital e Senador Guiomar atingiram exatamente a média, os demais superaram.

Geraldo Pereira destacou ainda as notas dos municípios de Plácido de Castro e Jordão que, segundo ele, obtiveram um progresso considerável. “Tivemos em Jordão um pequeno progresso. Apesar de a nota ter sido pequena, o município alcançou um ponto. Em Plácido de Castro houve também um grande progresso e isso deve ser comemorado”, complementou.

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. (Foto: Agencia Aleac)

Sair da versão mobile