A disputa pela Presidência da República continua acirrada. As últimas pesquisas eleitorais divulgadas indicam que a campanha presidencial será disputada em condições bastante diferentes das de 2010, quando a então candidata Dilma Rousseff (PT) foi eleita no segundo turno com uma diferença de mais de 12 milhões de votos sobre o candidato tucano José Serra.
Segundo pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 19, pelo jornal “Folha de S. Paulo”, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) continua à frente da corrida presidencial. Porém, em um eventual segundo turno com a candidata do PSB, Marina Silva, a presidente sairia derrotada.
Dados da pesquisa mostram que a candidata Dilma Rousseff está com 37% das intenções de votos, seguida da candidata pela coligação Unidos Pelo Brasil, Marina Silva (PSB), com 30%. Aécio Neves (PSDB) ocupa a terceira posição com 17%. Os candidatos Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) registraram 1% das intenções de votos.
No levantamento realizado anteriormente pelo instituto e divulgado no dia 10 de setembro, Dilma possuía 36% do eleitorado brasileiro, Marina, 33%, e Aécio, 15%.
Desde a entrada de Marina Silva na corrida presidencial, em agosto, após a morte de Eduardo Campos, esta é a primeira vez que Dilma abre vantagem sobre Marina.
Ainda de acordo com a pesquisa, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB venceria com 46% das intenções de voto contra 44% da atual presidente e candidata a reeleição. Na pesquisa anterior, Marina estava com 47%, e Dilma com 43%.
Em um cenário de segundo turno com Dilma e Aécio, a petista vence por 49% a 39%. O instituto também fez uma simulação entre Marina e Aécio. O resultado foi 49% a 35% para a candidata do PSB.
A presidente Dilma continua tendo a maior taxa de rejeição. Segundo a pesquisa, 33% do eleitorado afirma que não votaria na candidata petista. O segundo lugar é ocupado por Marina Silva, com 22% de rejeição, seguida de Aécio Neves, com 21%.
A pesquisa mostra que a administração da presidente Dilma Rousseff tem a aprovação de 37% dos entrevistados. A nota média atribuída pelos entrevistados ao governo foi 6,1.
O Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios nos dias 17 e 18 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00665/2014.