O Ibope divulgou na noite de ontem, dia 12, no Jornal do Acre, a sua segunda pesquisa das intenções de voto para o Governo do Estado. O levantamento confirmou o favoritismo do candidato à reeleição pela Frente Popular do Acre, Tião Viana (PT), só que desta vez em segundo turno. Na pesquisa estimulada (ou seja, quando é oferecido o nome dos concorrentes na pergunta), o candidato petista aparece com 42% das intenções de votos.
O segundo colocado na disputa também mudou, segundo o ibope. Agora o posto é ocupado por Tião Bocalom (DEM), da coligação Produzir Para Empregar. Bocalom está com 25% das intenções de votos. Em seguida, Marcio Bittar (PSDB), da coligação Por Um Acre Melhor, aparece com 19% das intenções de voto. Por fim, o candidato do Psol, Antônio Rocha tem 2%. Os votos brancos e/ou nulos somam 5% e os entrevistados indecisos ficaram em 7%.
Com este cenário, a disputa ficará para o segundo turno. Isso porque os adversários de Viana somam 46% enquanto o atual governador fica com 42%. Ou seja, ele não tem mais do que a metade dos votos válidos. No entanto, se levar em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 3% para mais ou para menos, significa que só uma hipótese muito favorável a Viana poderia levá-lo a vitória, sem necessidade de segundo turno. Tal hipótese seria se o petista subisse para 45% e se o total dos demais adversários caísse para 43%.
O Ibope também avaliou a aprovação de Tião Viana como governador (a gestão atual). Dos entrevistados, 47% responderam que a administração do petista é ‘ótima ou boa’; 31% consideraram a administração ‘regular’; e 20% disseram que a gestão é ‘ruim ou péssima’. Outros 3% alegaram que não sabiam ou não quiseram responder a pergunta.
Mesmo com a disputa indo para o segundo turno, o Ibope indica que Tião Viana ainda se manteria como ‘favorito’ para ganhar de novo o posto de chefe de Estado. Na pesquisa estimulada de 2º turno entre Viana e Bocalom, o candidato da Frente Popular aparece na dianteira com 45% das intenções de votos, nove pontos percentuais à frente do democrata (36%). Nesta disputa, os eleitores que poderiam mudar tudo seriam os indecisos, já que eles somam 10%. Os demais 9% são de pessoas que pretendem votar em branco ou nulo.
Já em um eventual 2º turno contra Marcio Bittar, Tião Viana lideraria o pleito também com 45% das intenções de votos (estimuladas), enquanto o tucano aparece com 33%. Os votos brancos ou nulos somam 10% e as pessoas que ainda não sabem em quem vão votar ou que não quiseram responder a pergunta também ficou em 10%.
A pesquisa do Ibope foi realizada ouvindo 800 pessoas que moram no Acre. O período para a coleta de dados foi de 9 a 11 de setembro de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AC-00040/2014. E também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00610/201. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. (Fotos: Cedidas)