Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Pesquisa Ibope aponta que Tião Viana seria reeleito em 2º turno

Pesquisa Ibope aponta que Tião Viana seria reeleito em 2º turno
Na pesquisa estimulada do Ibope, Tião Viana tem 42%, Bocalom 25%, Marcio Bittar 19% e Antônio Rocha 2%
Na pesquisa estimulada do Ibope, Tião Viana tem 42%, Bocalom 25%, Marcio Bittar 19% e Antônio Rocha 2%

O Ibope divulgou na noite de ontem, dia 12, no Jornal do Acre, a sua segunda pesquisa das intenções de voto para o Governo do Estado. O levantamento confirmou o favoritismo do candidato à reeleição pela Frente Popular do Acre, Tião Viana (PT), só que desta vez em segundo turno.  Na pesquisa estimulada (ou seja, quando é oferecido o nome dos concorrentes na pergunta), o candidato petista aparece com 42% das intenções de votos.

O segundo colocado na disputa também mudou, segundo o ibope. Agora o posto é ocupado por Tião Bocalom (DEM), da coligação Produzir Para Empregar. Bocalom está com 25% das intenções de votos. Em seguida, Marcio Bittar (PSDB), da coligação Por Um Acre Melhor, aparece com 19% das intenções de voto. Por fim, o candidato do Psol, Antônio Rocha tem 2%. Os votos brancos e/ou nulos somam 5% e os entrevistados indecisos ficaram em 7%.

Com este cenário, a disputa ficará para o segundo turno. Isso porque os adversários de Viana somam 46% enquanto o atual governador fica com 42%. Ou seja, ele não tem mais do que a metade dos votos válidos. No entanto, se levar em conta a margem de erro da pesquisa, que é de 3% para mais ou para menos, significa que só uma hipótese muito favorável a Viana poderia levá-lo a vitória, sem necessidade de segundo turno. Tal hipótese seria se o petista subisse para 45% e se o total dos demais adversários caísse para 43%.

O Ibope também avaliou a aprovação de Tião Viana como governador (a gestão atual). Dos entrevistados, 47% responderam que a administração do petista é ‘ótima ou boa’; 31% consideraram a administração ‘regular’; e 20% disseram que a gestão é ‘ruim ou péssima’. Outros 3% alegaram que não sabiam ou não quiseram responder a pergunta.

Mesmo com a disputa indo para o segundo turno, o Ibope indica que Tião Viana ainda se manteria como ‘favorito’ para ganhar de novo o posto de chefe de Estado. Na pesquisa estimulada de 2º turno entre Viana e Bocalom, o candidato da Frente Popular aparece na dianteira com 45% das intenções de votos, nove pontos percentuais à frente do democrata (36%). Nesta disputa, os eleitores que poderiam mudar tudo seriam os indecisos, já que eles somam 10%. Os demais 9% são de pessoas que pretendem votar em branco ou nulo.

Já em um eventual 2º turno contra Marcio Bittar, Tião Viana lideraria o pleito também com 45% das intenções de votos (estimuladas), enquanto o tucano aparece com 33%. Os votos brancos ou nulos somam 10% e as pessoas que ainda não sabem em quem vão votar ou que não quiseram responder a pergunta também ficou em 10%.

A pesquisa do Ibope foi realizada ouvindo 800 pessoas que moram no Acre. O período para a coleta de dados foi de 9 a 11 de setembro de 2014. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AC-00040/2014. E também foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 00610/201. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.  (Fotos: Cedidas)

Sair da versão mobile