De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) é a sigla que apresentou candidatos ao cargo de governador em mais estados do país. O único estado em que não há participação de um candidato do Psol é o Amapá. Nas outras 26 federações o partido pleiteia a vaga.
No Acre, o candidato ao Governo do Estado pelo partido é o candidato Antônio Rocha. Além da campanha majoritária, o Psol apresenta ainda três candidatos disputando a Câmara Federal, nove candidatos ao parlamento estadual e um candidato ao Senado da República.
O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) é o segundo no ranking dos partidos com maior representação nos estados. Candidatos do partido estão concorrendo em 18 estados do país.
No Acre, o PMDB não concorre diretamente ao cargo, mas integra a coligação Aliança Por Um Acre Melhor, que possui um candidato ao cargo majoritário, o deputado federal Marcio Bittar (PSDB).
Quanto ao parlamento federal, o PMDB possui dois candidatos na disputa. Em relação à Assembleia Legislativa, o partido tem treze candidatos disputando as vagas. Ao Senado, o PSDB apoia o candidato Gladson Cameli (PP)
Em seguida, está o Partido dos Trabalhadores, que concorre ao governo em 17 estados. O Acre é uma das federações em que o PT busca manter-se no poder, através da reeleição do atual governador, Tião Viana.
No total, o partido apresenta dez candidatos à Câmara Federal, 25 ao parlamento estadual e uma candidata ao Senado.
No total, 168 candidatos buscam as 27 vagas de governador no país.
O PSDB disputa o governo em doze federações. No Acre, o partido possui uma candidatura majoritária, cinco candidatos concorrendo ao parlamento federal e 23 candidatos estaduais. Ao Senado, o partido também apoia a candidatura de Gladson Cameli.