O deputado Flaviano Melo (PMDB) se declarou contrário à Medida Provisória (MP) n° 648, que pretende flexibilizar o horário do programa Voz do Brasil entre 19h e 22h. A MP n° 648 está trancando a pauta de votações da Câmara dos Deputados. Produzido pelos três Poderes da República e criada pelo em 1935 pelo Governo Getúlio Vargas, a Voz do Brasil é considerada o programa de rádio mais antigo do mundo. Para o parlamentar, o programa se tornou um hábito cultural.
– A manutenção do programa em horário nobre, às 19h, horário de Brasília, é a certeza da continuidade de uma audiência de quase 40% entre os brasileiros, principalmente do Norte e Nordeste”, disse o parlamentar. Flaviano lembrou que ouvir a Voz do Brasil é um costume arraigado de grande parte dos trabalhadores rurais brasileiros, em particular do Acre, onde o acesso à informação por comunidades isoladas é muito difícil.
Para o deputado, exibir o programa em horário mais avançado excluiria a audiência desses trabalhadores, que acordam ainda de madrugada para trabalhar e por isto dormem mais cedo. “Ouvir a Voz do Brasil no fuso acreano virou uma tradição para o homem do campo de nosso Estado, em particular dos seringueiros e agricultores”. O deputado lembrou ainda que o Governo Federal não teria como fiscalizar se as emissoras de rádio estariam de fato retransmitindo o programa no horário diferenciado. “O mais recomendável é deixar o programa no horário tradicional”, concluiu. (Da Assessoria)