O candidato ao Senado pela coligação Produzir Para Empregar, Roberto Duarte, defendeu a instalação de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) em todas as regiões do Acre. Essas unidades de saúde seriam referência no atendimento aos dependentes químicos, dentro das diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde, A idéia é assegurar tratamento ao paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.
De acordo com a proposta do candidato, o Caps ofereceria atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
“O apoio da família é fundamental neste processo, então, semanalmente, um grupo, formado por psicólogos, realizariam atendimento aos familiares de pacientes, onde são esclarecidas dúvidas, anseios e dando o suporte que a família necessita”, explicou Duarte.
Para fazer um tratamento espontâneo de desintoxicação, continuou o candidato, as regiões passariam a contar com Caps AD (álcool e drogas). “O paciente passaria por três fases: intensivo, semi-intensivo e não intensivo. As unidades disponibilizariam médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiro, técnico em enfermagem, assistente social, terapeuta ocupacional, redutores de danos, coordenadores de oficinas e auxiliares”.
Roberto Duarte garante que fará, junto aos ministérios, indicações e gestões para que toda estrutura física seja garantida. “Faremos um hospital em cada uma das três principais regiões do Acre, ou seja, uma no Vale do Acre, outra no Purus e Iaco e a terceira no Alto Acre”, informou, lembrando o plano de governo do candidato democrata Bocalom.
Os profissionais especializados, ainda segundo a sua proposta, seriam contratados pelo governo estadual. “A saúde é uma das prioridades do nosso futuro governador, o Bocalom”, afirmou o candidato, que luta, também, pela ampliação do financiamento da saúde pública.