Começou nesta quinta-feira, 18, a Semana Nacional de Trânsito que este ano tem como tema “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas – proteção e prioridade ao pedestre”. Com esse tema, a campanha visa sensibilizar a sociedade para o respeito ao pedestre, levando em consideração sua vulnerabilidade a acidentes no trânsito e ainda que as pessoas, em algum momento do dia, locomovem-se a pé pelas ruas e avenidas.
Em Rio Branco, o Detran oferece uma programação diversificada, como blitzes educativas, apresentações teatrais, cicleata e atividade em promoção à saúde, proporcionadas em parceria com o Sesc, além de abordagens a pedestres, que são o público alvo do evento. As ações em todo país, ocorrem até o próximo dia 25.
A diretora do Detran-AC, Sawana Carvalho, explica que a ideia é contribuir para a conscientização da sociedade no sentido de adotar boas práticas no uso das vias públicas, respeitando os pedestres, em especial. “Queremos buscar a sensibilização de todos, pois o trânsito é feito por pessoas. Precisamos unir forças no combate a essas tragédias que tiram vidas e interrompem sonhos todos os dias”, diz.
A Seguradora Líder-DPVAT, administradora do seguro, alerta para acidentes de trânsito envolvendo pedestres. De acordo com dados, impressiona a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo pedestres no primeiro semestre de 2014, além disso, a cada dia, 370 pedestres em todo o país, são envolvidos em acidentes de trânsito.
Este é o segundo tipo de vítima que mais recebeu indenizações no período, levando em consideração todas as três coberturas do Seguro DPVAT: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas.
No primeiro semestre de 2014, já foi realizado o pagamento de 7.806 indenizações por morte para família de pedestre, uma média de 43 óbitos por dia. Das indenizações pagas por morte durante o primeiro semestre de 2014, 31% foram destinadas a acidentes envolvendo pedestres. Quando analisada a cobertura por invalidez permanente para o mesmo tipo de vítima, a Seguradora registrou 20% do total dos casos, superando 50 mil indenizações.
No caso do Acre, o número de seguros pagos a vítimas do trânsito, apresentou uma queda. Enquanto no primeiro semestre de 2013 foram registrados 165 pagamentos, no mesmo período deste ano, foram pagos 87 indenizações a pedestres.