A deputada estadual Marileide Serafim (PSL) destacou a importância da campanha “Outubro Rosa”, movimento dedicado à promoção de ações de conscientização sobre a saúde da mulher e com campanhas de prevenção ao câncer de mama e de útero.
“É uma campanha linda, que é abraçada por todo o Brasil. Todas as capitais brasileiras serão, neste mês, iluminadas pela luz rosa, que representa, junto com o laço, a luta contra a doença, além de incentivar a participação de órgãos públicos e privados na campanha”, disse.
De acordo com a parlamentar, a campanha ajuda a divulgar as leis que dispõem sobre a regularização do Sistema Único de Saúde (SUS). “A campanha também tem o papel de divulgar os direitos que o SUS assegura às mulheres portadoras da doença. A Lei nº 11.664, é um exemplo desse amparo, ela garante a mamografia gratuita para todas as mulheres acima de 40 anos. Temos também a Lei de nº 9797, que garante a reconstrução da mama de todas as mulheres que passaram pela cirurgia de retirada da mama”, complementou.
O movimento Outubro Rosa começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi à iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP, em 2002. Em outubro de 2009, multiplicaram-se as ações relativas ao Outubro Rosa em todas as partes do Brasil.