Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre terá Centro de Comando e Controle Integrado para Segurança Pública

O Acre terá um Centro de Comando e Controle Integrado (CCC). O espaço abrigará os órgãos que fazem parte do Sistema de Segurança Pública (Sisp) e vai ajudar a obter recursos, além de facilitar a logística e o trabalho em integração.

Os recursos foram garantidos hoje pela secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, ao secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, durante videoconfência realizada com 11 estados de fronteira.

Todos os estados que foram sede da Copa do Mundo no Brasil já contam com a estrutura do centro de comando e controle integrado, e a partir dessas experiências positivas o Ministério da Justiça decidiu viabilizar a instalação de CCC em todas a unidades da Federação.

De acordo com Reni Grabner, o centro de comando e controle vai oferecer melhor condição de logística, facilitando a tomada de decisões, a execução das estratégias e ainda a otimização de recursos.

Um dos assuntos discutidos durante a reunião foi o alinhamento de operações conjuntas, que serão realizadas ainda este ano nas áreas de fronteira. Os dados do Núcleo de Análise Criminal da Sesp indicam uma redução de 27,5% no número de homicídios nas cidades fronteiriças de janeiro até o fim de setembro.

“As polícias têm trabalhado de forma integrada. Além das operações de rotina que cada uma realiza, a Força Nacional tem apoiado o trabalho de prevenção e fiscalização. Também tivemos muitos investimentos, principalmente da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, a Enafron, em veículos, equipamentos e capacitações. Tudo isso, somado a outros fatores, reflete bons resultados”, disse Graebner.

 

Sair da versão mobile