A candidata pelo PT, Dilma Rousseff, votou ontem às 8h45 (5h45 no horário do Acre) na Escola Estadual Santos Dumont, na Zona Sul de Porto Alegre/RS. Dilma afirmou que sempre esteve confiante na vitória, uma vez que o povo brasileiro iria rejeitar as mentiras e que faria a melhor escolha nas urnas. A presidente estava acompanhada do candidato petista que tenta a reeleição no Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e de sua vice na chapa de lá, Abgail Pereira (PCdoB).
Dilma aproveitou a ocasião para avaliar a disputa à Presidência da República. Na opinião dela, a campanha vai entrar para a história do país, pois foi marcada por uma morte que abalou a todos e muitas reviravoltas. Ela acredita que houve momentos em que o baixo nível entre os candidatos prevaleceu e isso foi lamentável para o Brasil. “Mas acho que a campanha também teve oportunidades de confrontar opiniões e fazer um debate sadio”, contrapôs a petista.
Mais de oito mil pessoas compareceram ao local de votação de Dilma e depois saíram com ela em uma passeata pelo Centro de Porto Alegre, de acordo com a Brigada Militar da PM do RS. Ao todo, ela demorou cerca de 15 minutos para votar. Antes disso, falou com a imprensa e foi categórica ao afirmar que a sua candidatura foi alvo de um ‘processo golpístico’, referindo-se a publicações que saíram na mídia nacional nesta semana para tentar mexer com os eleitores.
Talvez pelos resultados das últimas pesquisas (que chegaram a apontar a sua vitória com certa vantagem) ou pela confiança das suas propostas, Dilma estava bastante otimista.