Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Eleitor poderá acompanhar apuração dos votos pelo celular

 A Justiça Eleitoral disponibilizou uma nova ferramenta para o eleitor que quiser acompanhar a apuração dos votos, na eleição deste ano. É um aplicativo que pode ser baixado de graça em tablets ou smartphones que utilizam os sistemas operacionais IOS e Android.

Batizado de Apuração 2014, ele vai mostrar em tempo real o desempenho que cada candidato teve nas urnas.Todos os cargos na eleição 2014 poderão ser consultados (Presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital). Épossível acompanhar a apuração dos votos em todo o país, ou por estado, com resultados atualizados automaticamente.

O Apuração 2014 aparece como mais uma opção de acompanhamento da apuração. O TSE já havia disponibilizado em eleições anteriores os sistemas Divulga e DivulgaWeb.

O Divulga apresenta um grande leque de informações sobre a apuração, onde é possível, dentre outros recursos, selecionar quantos votos determinado candidato à Presidência da República está obtendo em um estado específico, bem como consultar apenas os votos realizados em trânsito e no exterior. O Divulga requer download do programa em um desktop (computador de mesa). O download pode ser feito no site do TSE.

O DivulgaWeb traz um leque menor de opções de consulta, mas não requer download, sendo utilizado diretamente do site do Tribunal. Com ele, é possível visualizar os dados por meio da consulta de votação nominal, pois apresenta o quantitativo de votos totalizados para cada candidato e a indicação dos eleitos ou dos que foram para segundo turno.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai começar a divulgar a totalização dos votos para presidente da República a partir das 19h do domingo, 5. Isso para aguardar o encerramento da votação em todo o território nacional, por causa da diferença do fuso horário.

Para os demais cargos a divulgação deve começar às 5h da tarde. O aplicativo é gratuito e está disponível nas lojas virtuais Google Play e IOS AppStore.

Sair da versão mobile