Desde as primeiras horas da manhã deste domingo, 5, a quantidade de lixo eleitoral nas ruas e bairros de Rio Branco impressionou muita gente. Enquanto alguns simplesmente desviavam dos santinhos, cartazes e revistas, no Bairro da Paz, a moradora Vânia Silva decidiu realizar a limpeza da frente da casa dela por conta própria.
Os pontos mais poluídos foram no centro da cidade, em frente ao Colégio Barão do Rio Branco e a Praça da Revolução. A Baixada da Sobral e o bairro Estação Experimental também é possível observar uma grande volume de lixo eleitoral.
Incomodada com o lixo na porta de casa, a dona de casa Vânia Silva, decidiu por conta própria limpar o local. “É inadmissível que esses candidatos fiquem impunes com esse lixo todo jogado na cidade. Esses são nossos representantes?”, indagou a moradora.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deve demorar até uma semana para que os garis e margaridas consigam livrar a cidade dos santinhos. Em caso de chuva os prejuízos podem ser grandes, já que boa parte desse material pode entupir os bueiros, não deixando a água escorrer e causando sérios transtornos.
São santinhos de variados candidatos, tanto da Frente Popular como da oposição. Em Rio Branco não teve o registro de nenhum acidente, mas em outras capitais, idosos caíram e se machucaram devido o acúmulo de lixo.
Fotos/Odair Leal/A GAZETA